Aumento de vagas para preencher ex-Lei 100 na reta final de designações gera questionamentos

Thiago Ricci - Hoje em Dia
03/02/2016 às 18:46.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:17

A dois dias da conclusão, o processo de designações para preencher 67 mil postos de trabalho vagos após o fim da Lei 100 ainda gera incertezas. O site criado pelo governo para divulgar os editais tem apresentado falhas e mudanças drástiscas de informações para completar os milhares de cargos ainda disponíveis nas escolas estaduais de Belo Horizonte.  

Entre terça-feira e quarta-feira, por exemplo, a quantidade de vagas ofertadas na capital mineira aumentou. Por volta das 22h de terça-feira, a reportagem fez um levantamento de quantos cargos estavam disponíveis em Belo Horizonte, para a segunda chamada, etapa cujo objetivo é preencher as vagas remanescentes do primeiro mutirão feito pelo governo. Naquele momento, estavam disponíveis 3.194 postos. Já na pesquisa feita às 16h desta quarta-feira, o número subiu para 3,4 mil.

Quando considerada apenas a Regional C, por exemplo, as vagas para professor de educação básica saltaram de 533, na terça-feira à noite, para 1,2 mil no fim da tarde de ontem. O site é usado por quem deseja ocupar esses postos de trabalho, portanto, a mudança na informação tem atrapalhado os interessados.

“Na primeira chamada, o quadro de vagas em algumas escolas estava em branco e depois foram aparecendo algumas ofertas nessas instituições. Está ocorrendo a mesma situação agora”, relata Jacyara Martins, candidata à designação. “Se o ano letivo começar sem profissional, será por falta de divulgação de edital”, completa.

O presidente da Associação dos Efetivados de Minas Gerais, Eduardo Bronzato, também acredita que problemas técnicas continuam atrapalhando o processo, mas levanta outras possibilidades para a variação da oferta. "Novas turmas podem estar sendo criadas, já que tem muita gente que deixa para fazer matrícula de última hora. Com isso, o número de vagas aumenta. Há também a possibilidade de algum interessado que já passou pela seleção desistir do cargo", afirma.

A secretaria informou, por nota, que o site criado neste ano "é mais uma forma de divulgar as vagas para os candidatos, que têm outras opções para isso. Conforme determinação da Resolução 2836/15, que normatiza o processo, as vagas devem ser divulgadas nas escolas, nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e em outro local público previamente definido. Assim, o site é para agilizar o processo e eventual queda não o paralisa".

Convocação

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) informou que todos os ex-efetivados pela Lei 100 “afastados do trabalho em 2015 em razão de doença que possa ser incapacitante” serão convocados pelo governo. Esses ex-servidores serão encaminhados à junta médica para que seja analisado o eventual direito à aposentadoria por invalidez. O governo garantiu que o processo será feito até o fim deste ano e reiterou que o ex-servidor enquadrado nos quesitos citados não precisa procurar a administração estadual.


Atualizada às 24h52

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por