Bancos cobram mais caro para antecipar a restituição do IR

Janaína Oliveira
joliveira@hojeemdia.com.br
31/03/2016 às 19:32.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:43
 ( CARLOS RHIENCK 15/07/2011)

( CARLOS RHIENCK 15/07/2011)

Os maiores bancos do país já oferecem linhas de crédito para quem quer antecipar a restituição do Imposto de Renda 2016. A maioria das instituições aumentou as taxas em relação ao ano passado. Ainda assim, são menores que as aplicadas em outras modalidades, como empréstimo pessoal, cartão de crédito e cheque especial. 

De acordo com os bancos pesquisados, em 2016, os juros começam em 2,25% ao mês, caso do Banco do Brasil. No ano passado, as taxas eram a partir de 1,93%. 

A maior alta foi promovida pelo HSBC, que cobra hoje uma taxa a partir de 3,40% ao mês, ante 1,99% mensais em 2015. No Santander, os juros subiram de 2,29% para 2,59%. 

Já a Caixa reduziu a taxa mínima de 2,92% para 2,82% ao mês, enquanto o Bradesco manteve o patamar inicial de 2,31%. O Itaú não informou os juros praticados. 

Especialistas afirmam que a linha de antecipação do IR pode ser interessante para quem tem dívidas mais caras, e pode substituí-las por outra mais barata. 

No empréstimo pessoal, por exemplo, a taxa média mensal é de 4,53%, segundo pesquisa da Associação nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) realizada no mês de fevereiro. No cheque especial e cartão de crédito, os juros chegaram a 11,16% e 14,72% mensais, respectivamente. 

“Os juros estão cada vez mais estratosféricos. Mas a antecipação da restituição também é onerosa e só vale a pena se a pessoa tiver uma dívida mais cara, como o cartão de crédito parcelado”, alerta o consultor financeiro e professor universitário Paulo Vieira. 

E é necessário dobrar a cautela na hora de preencher a documentação e enviar os dados corretos para a Receita, para evitar a retificação. Quanto mais a restituição demorar para sair, mais tempo o consumidor vai pagar juros para o banco. 

Neste ano, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal termina no dia 29 de abril


“A restituição do IR obedece a uma escala e chega primeiro para idosos e adoentados. O consumidor nunca sabe exatamente quando receberá a sua. E enquanto ela não vem, segue pagando juros para o banco e corre o risco de precisar arcar com a dívida com recursos do próprio bolso”, adverte Vieira. 

Confira o vídeo:

 


Regras

De modo geral, os bancos oferecem esses serviços apenas para clientes. Eles precisam indicar aquela instituição como destino do depósito da restituição, informação que deve ser dada no preenchimento da declaração.

Muitas vezes, nem é necessário falar com o gerente. A linha de crédito fica disponível nos terminais de autoatendimento ou no site dos bancos. Dependendo do cliente, a antecipação pode ser feita por telefone. 

Para a coordenadora institucional da Associação de Defesa dos Consumidores (Proteste), Maria Inês Dalci, apesar da publicidade feita pelos bancos, é preciso ter consciência do custo dessa comodidade. Nenhum tipo de tarifa, além de juros e IOF, pode ser cobrada do contribuinte. 

"A linha de crédito é tentadora, mas pode pesar no bolso. Se a Receita atrasar ou o consumidor cair na malha fina, terá que quitar a dívida antes de receber”, diz ela.
 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por