Betim terá aeródromo para voos comerciais e particulares até meados de 2019

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/02/2018 às 21:10.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:29
 (Youtube/Reprodução)

(Youtube/Reprodução)

Até julho do ano que vem, a cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terá um aeródromo com capacidade para receber voos comerciais e particulares. As obras para o terminal já começaram, mas o lançamento oficial do empreendimento ocorrerá nesta quinta-feira (22).

O Aeródromo Inhotim, como será chamado, ficará a 4 km do Centro de Betim, 29 km da região central da capital mineira e 15 km do Instituto Inhotim. Para facilitar o acesso ao centro de arte contemporânea, um dos maiores do mundo, uma via será aberta para ligar os dois pontos.

Para construção do terminal serão investidos R$ 160 milhões da iniciativa privada. A obra ocupará uma área de cerca de 2,8 milhões de metros quadrados, no bairro Bandeirinhas. O espaço abrigará uma pista de pouso de 1.800 metros de comprimento por 45 metros de largura na primeira etapa, com possibilidade de expansão ao longo dos anos para 2.500 m. 

A pista está homologada para receber aeronaves do porte de Boing 737, com capacidade para transportar até 85 passageiros e tripulantes. O Aeródromo Inhotim servirá de suporte para um volume de 40 mil pousos e decolagem. O projeto prevê ainda a construção de 24 hangares da iniciativa privada. Também há previsão da chegada de escolas de pilotagem. 

A expectativa é de que, depois de concluído, o aeródromo gere até 21 mil postos de trabalho direitos e indiretos para o município. Durante a fase de construção, este número deve ser de 640 empregos diretos e 800 indiretos.

Veja abaixo será o Aeródromo Inhotim:


Infraestrutura

A construção foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e recebeu a licença ambiental do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA). O aeródromo receberá voos de aviação executiva, charter e cargas, voos regionais, além de dar suporte as atividades de manutenção e hangaragens de aeronaves. 

O projeto do Aeródromo Inhotim foi elaborado em colaboração com a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos). A execução do projeto será realizada em três etapas. A primeira, que terá duração de oito meses, inclui limpeza, terraplanagem e drenagem do terreno. A partir de novembro de 2018, será feita a pavimentação asfáltica e, depois, será realizada a edificação, com a construção do terminal e dos hangares.Youtube/Reprodução

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por