A BMW revelou fotos do novo Série 8, cupê de grande porte que resgata a nomenclatura do Gran Turismo fabricado entre 1989 e 1999. O modelo está prestes a estrear. Há uma expectativa de que seja a sensação da marca no Salão de Paris, em outubro, mas pode dar as caras bem antes, no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, que acontece dias 24 e 25 de maio, na charmosa cidadezinha, vizinha à Suíça. 

Durante os últimos 50 anos, a marca de Munique nunca deixou de oferecer um cupê de grande porte no portfólio. Desde o E9 (2800 CS) até os dias de hoje, houve uma opção de um legítimo Gran Turismo, com capô longo, motor grande e longitudinal e tração traseira. De lá pra cá, os algarismos foram se alternando. 

Do E9, nasceu o Série 6, que ficou marcado pelo lendário 635 CSi, um legítimo Muscle Car alemão, mas com a dirigibilidade que nenhum brutamontes norte-americano sonhou em ter. Depois veio o Série 8, que seria uma evolução do Série 6 e ficou em linha por 10 anos e que foi um dos poucos BMW a utilizar motor V12. 

Em 2003, a BMW reativou a Série 6, que perdurou por duas gerações, e este ano a Série 8 retorna, para posicionar o cupê num patamar ainda mais exclusivo. Seu rival é o Mercedes S Coupé. Para enfrentá-lo o novo Série 8 fará sua estreia com o conhecido V8 biturbo 4.4, que equipa boa parte dos modelos topo de gama da BMW. No entanto, a unidade foi reajustada para entregar 530 cv ao esportivo.

No entanto, a dúvida que paira no ar é se, assim como antigo Série 8, ele também terá uma versão V12. Atualmente, a unidade 6.6 litros de 12 cilindros só é utilizada na versão topo de linha do sedã série 7 e também nos “primos” britânicos da Rolls-Royce. Já pensou?