Belo Horizonte é a capital mundial dos bares desde 2009. Mas até 2010 havia quem ainda sentisse falta daquele estilo de boteco antigo, próprio do interior e de bairros tranquilos, com salgados na estufa e porções tradicionais de tempero caseiro. Para satisfazer o desejo nostálgico desse público, o Buteco’s Bar surgiu no Jardim Atlântico, na regional Pampulha.

O nome sugestivo, escolhido pelo proprietário Leonardo Nogueira, já diz tudo. Ele relembra que sempre teve vontade de montar um negócio do tipo e estudou a ideia durante cinco anos, até que ela se tornasse realidade. Toda a decoração rústica do local, com panelas, escorredores e raladores ornamentais pelas paredes, lustres de talheres e garrafas, banheiro com tacho de cobre, também é obra do dono.

“Quando eu estava instalando o primeiro ralador na parede, um jurado do Comida di Buteco passava pela rua e parou para comentar que tinha gostado da ideia”, conta Leonardo. “Foi assim que começou, tudo foi invenção minha”, acrescenta. Em novembro deste ano, o bar completa oito anos de funcionamento e será reinaugurado, após reformas, com novos pratos e estufas.

Tira-gostos
Desde o início do negócio, o sonho de Leonardo era “resgatar a comida de boteco raiz”, nas palavras dele. Hoje, algumas porções da casa têm dia da semana só delas. Nas terças, é servida moelinha. Às quintas, rabada. E aos domingos, um dos pratos preferidos da clientela: costela no bafo (ou picanha, se preferir) com mandioca na manteiga de garrafa. Além disso, as porções criadas para o Comida di Buteco, nas seis edições em que o bar participou, também compõem o cardápio.

A última novidade da casa é o tradicional mexidão, servido até o fechamento da casa, à 1h. O cliente pode optar pela versão com linguiça, ovo e torresmo ou trocar a linguiça por carne de panela. Outras delícias que esbanjam mineiridade a citar são a feijoada e o frango com quiabo, oferecidos a la carte. Após a reinauguração, o proprietário afirma que servirá rodízio de caldos todos os dias, com sabores como mandioca, feijão, dobradinha, canjiquinha e mocotó.

Às sextas e aos sábados, o Buteco’s tem rock e MPB ao vivo na voz e violão.

SERVIÇO:

Buteco’s Bar
Funcionamento: terças a sextas, de 17h30 a 1h; sábado, das 14h à 1h; e domingo, das 11h às 22h
Endereço: Av. Portugual, 1611 - Jardim Atlântico, Belo Horizonte
Telefone: (31) 99258-6505
Fan page: www.facebook.com/Butecos