Disulfiram pode contribuir para eliminar o vírus da Aids

Hoje em Dia
23/11/2015 às 07:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:02
 (Wikicommons/Divulgação)

(Wikicommons/Divulgação)

O disulfiram, como é chamado o medicamento, pode contribuir para eliminar o vírus da Aids do organismo de pessoas soropositivas em tratamento. O estudo está sendo feito numa universidade da Austrália. O remédio, segundo os testes, acordaria o vírus adormecido, permitindo não somente destruí-lo, mas matar as células que o abrigam. A nova terapia não traria efeitos colaterais, ao contrário dos coquetéis utilizados atualmente.

Tratamento padrão

O tratamento antirretroviral (ART), um coquetel de medicamentos padrão, permite manter o vírus sob controle, mas sem deixar o organismo completamente livre do HIV, que permanece latente no organismo. O reservatório do vírus, difícil de alcançar, é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento de um tratamento capaz de proporcionar a cura. O próximo passo é testar a droga combinada a outra, tendo como alvo o próprio vírus.

Com mais de 34 milhões de mortes até hoje, o HIV continua sendo um grande problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde. Em 2014, foram apontadas 36,9 milhões de pessoas infectadas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por