Pelo 4º dia consecutivo, Marinha busca piloto que caiu no mar

Estadão Conteúdo
29/07/2016 às 16:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:03
 (Divulgação/FAB)

(Divulgação/FAB)

A Marinha do Brasil realiza, pelo quarto dia consecutivo, buscas pelo piloto que caiu no mar em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. O militar teria se ejetado do caça A-4 Skyhawk (AF-1B), na última terça-feira (26), depois de colidir com outro avião, durante um exercício. Até as 15h desta sexta-feira (29), nem o piloto nem os destroços da aeronave foram achados.

As operações de busca e salvamento são realizadas sem interrupção por equipes em navios, aeronaves e lanchas de apoio da Força. O navio de pesquisa Hidroceanográfico "Vital de Oliveira", que tem equipamentos para a realização de buscas no fundo do mar, também monitora a região. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro ajuda nas operações.

O piloto da outra aeronave sobreviveu. Ele conseguiu retornar e pousar, com segurança, na Base Aérea Naval do município de São Pedro da Aldeia, perto de Saquarema. Os dois faziam um treinamento de ataque a alvos de superfície, a cerca de 100 km do litoral.

A Marinha explicou que, durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para a realização de um novo ataque, houve a colisão entre as aeronaves, "com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar".

Um inquérito policial militar (IPM) foi instaurado, nesta quarta-feira, 27, para apurar as circunstâncias do acidente. A Marinha também criou uma Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos para identificar os fatores que contribuíram para o acidente e prevenir novas ocorrências. O exercício de treinamento não tinha conexão com a segurança da Olimpíada, segundo o órgão.

Leia mais:
Marinha diz que navio de pesquisa oceanográfico está sendo usado nas buscas
Equipes da Marinha buscam piloto de caça desaparecido após acidente
Caça da Marinha cai no Rio durante treinamento para Olimpíada
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por