Caixa oferece casas, salas e apartamentos com desconto de até 70%

Heraldo Leite
hleite@hojeemdia.com.br
22/01/2018 às 22:42.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:54
 (MAURICIO VIEIRA)

(MAURICIO VIEIRA)

Até a próxima sexta-feira, pelo menos 3 mil imóveis usados poderão ser adquiridos em condições especiais e preços abaixo de mercado. São casas, apartamentos, salas comerciais e terrenos em todo o Estado de Minas Gerais oferecidos na 1ª Semana de Imóveis Caixa, uma promoção conjunta da Caixa Econômica Federal e o Minas Shopping, no bairro União, região Noroeste da Capital.

Segundo a Caixa, estão disponíveis imóveis em todas as faixas, cujos preços variam de R$ 18 mil até R$ 2 milhões. Ainda de acordo com o banco, o desconto médio é de 35% sobre o valor de avaliação, mas há imóveis em venda direta cujo desconto pode chegar a 70%. A Caixa financia até 80% do valor do imóvel, dependendo da modalidade.

Entre as vantagens em adquirir um imóvel da Caixa estão a possibilidade de financiamento em todas as modalidades de compra e a garantia de imóveis disponíveis com documentação regular, sem pendências judiciais, segundo garante a instituição. 

As contas de condomínio e IPTU, até a data da compra, serão pagas pela Caixa. O saldo de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado na compra, desde que obedecidas as regras próprias do Fundo.

No quiosque instalado no Piso 2 do Shopping, em frente à praça de alimentação, os interessados são atendidos por funcionários da Caixa. Ali os visitantes recebem folhetos explicativos com destaques em várias regiões do Estado. Também podem acessar a página especial do leilão na internet e visualizar o processo do leilão em uma TV na loja e fazer os lances. Os leilões são realizados em uma loja, também no Piso 2 do Shopping. 

De acordo com a CEF, qualquer pessoa pode comprar esses imóveis, com exceção dos empregados vinculados às áreas de alienação e avaliação, além de dirigentes superiores do banco. 

Modalidades
A compra pode ser feita nas modalidades leilão, disputa fechada, disputa aberta ou venda direta. No caso do leilão, basta fazer o cadastro no site do leiloeiro ou comparecer ao local de realização e fazer a oferta, respeitando o valor mínimo de venda, sendo que a melhor oferta ganha. 

Na disputa aberta, os interessados devem comparecer ao local definido e fazer as ofertas verbalmente, respeitando o valor mínimo de venda e, assim como no leilão, a melhor oferta ganha. 

A disputa fechada se caracteriza pela entrega de formulário preenchido com a proposta e o depósito-caução de 5% do valor de venda dentro de envelope lacrado em local indicado no edital, sendo que o melhor lance será o ganhador.

Na venda direta, basta ao comprador procurar uma agência da Caixa para formalizar a proposta. O imóvel será vendido ao primeiro que apresentar proposta e efetuar o depósito-caução de 5% do valor de venda.


Prefira imóveis desocupados
Grande parte dos imóveis está ocupada. Ao arrematar um deles, o comprador ganha uma carta de arrematação que lhe permitirá solicitar a desocupação.

Verifique se há ações judiciais contra a execução
Em geral, a demora na desocupação de imóveis leiloados está vinculada a decisões judiciais obtidas pelos ocupantes. Os bancos normalmente não esperam o julgamento final dessas ações para colocar o imóvel em leilão. Nesses casos, o comprador do imóvel será obrigado a esperar para tomar posse do bem até o julgamento do mérito do processo, correndo risco de ter o negócio anulado.

Visite o imóvel com antecedência
Saiba que existe o risco de o interior do imóvel se encontrar em um estado pior do que o esperado. Considere a possibilidade de ter de investir em reformas. 

Pesquise o valor de mercado do imóvel
Verifique, se possível no mesmo prédio, qual a faixa de valores dos imóveis para não pagar além do que ele vale.


Não deixe de registrar o imóvel após a arrematação
Para que o bem comprado não seja arrematado em outro leilão, é necessário comunicar a aquisição ao cartório o mais rápido possível.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por