Caminhão atropela multidão em atentado na França e pelo menos 70 morrem

AFP*
primeiroplano@hojeemdia.com.br
14/07/2016 às 19:14.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:18
 (Valery Hache/AFP)

(Valery Hache/AFP)

Um caminhão atropelou, nesta quinta-feira (14), uma multidão em Nice, sul da França, durante a Festa Nacional da Queda da Bastilha. Aos menos 60 pessoas morreram, mas segundo o jornal "Le Figaro", o número chega a 77. As estimativas indicam ao menos cem feridos.

"Foi um ato criminoso que deixou dezenas de mortos", declarou o secretário regional do Interior, Sébastien Humbert, acrescentando que "há uma centena de feridos". "O caminhão atropelou a multidão em um longo trecho da avenida beira-mar, o que explica o elevado número de mortos", disse Humbert. O secretário assinalou que "houve troca de tiros e o motorista do caminhão foi morto".

O presidente François Hollande, que estava em Avignon, na mesma região, para o feriado da Revolução Francesa, voltou a Paris para para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada desta sexta-feira (hora local).

Nesta quinta (14), Hollande chegou a afirmar que não pretendia estender o estado de emergência em vigor desde a série de atentados de Paris, em 13 de novembro de 2015. A medida seria suspendida no próximo dia 26.

Em Washington, a Casa Branca informou que o presidente americano, Barack Obama, já foi informado sobre o mais recente atentado em solo francês.

"O presidente foi informado sobre a situação em Nice, na França, e sua equipe de Segurança Nacional vai atualizá-lo, conforme o caso", afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Ned Price.

Pânico na Riviera

O governo da cidade afirmava ser um atentado terrorista. Porém, não havia confirmação oficial do governo francês ou reivindicação de nenhuma facção radical até as 21h Segundo testemunhas e policiais, o veículo entrou na área fechada da esplanada dos Ingleses, avenida litorânea na cidade da Côte D'Azur, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília), antes da queima de fogos que marca o mais importante feriado francês.

A polícia fez um cerco ao caminhão e abriu fogo contra o motorista, que morreu na hora. A imprensa francesa afirmava que um segundo homem estava foragido.

Em pânico, os participantes da festa saíram correndo da região da orla. Uma hora depois do ataque, a praça estava completamente vazia, após pedido do governo para que moradores e turistas ficassem em locais fechados.

Atentados

Se confirmada a hipótese, o episódio de Nice alonga a lista de ataques terroristas na Europa em um ano e meio, que inclui o atentado ao jornal "Charlie Hebdo", os ataques de novembro e os atentados de Bruxelas em março. Na capital belga, uma estação de metrô e um aeroporto foram alvo. Também outro aeroporto europeu, o de Atatürk, em Istambul, foi alvo de extremistas em 28 de junho, deixando 45 mortos. A milícia radical Estado Islâmico reivindicou a autoria dos atentados em Paris e Bruxelas, e o governo da Turquia atribuiu à facção o ataque ao aeroporto de Istambul. Receios de ataques durante a Eurocopa, na França, não se confirmaram. O ataque contra Bruxelas, em março de 2016, fez 32 vítimas.

Os ataques a Paris e Bruxelas foram reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

O atentado em Nice ocorre em um contexto de ameaça terrorista muito elevada, especialmente na França, envolvida em ações militares na Síria contra o Estado Islâmico.

o momento do atentado. Ouça abaixo:

Attaque terroriste à #Nice : Un camion fonce dans la foule - "une trentaine de morts" . #France pic.twitter.com/mfYh4UVKkR— The Voice Of Congo (@VoiceOfCongo) 14 de julho de 2016
People running away from scene in #Nice (#France) after vehicle hit crowd, unclear if terrorist attack pic.twitter.com/XRQ8zrZG2J— Roeland Roovers (@r0eland) 14 de julho de 2016
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por