Capixaba aposta em rede de franquias em Belo Horizonte e se dá muito bem

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
18/03/2017 às 09:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:47

De gerente de novos negócios em uma indústria de cosméticos a proprietário de uma rede de franquias, com sede de distribuição em Belo Horizonte. Quando deixou o Espírito Santo, em busca de empreender em um negócio próprio, Guerra Filho, atualmente maior franqueador da Adcos no Brasil, apostou em um modelo de franquia mais independente. Com investimentos superiores a R$ 1 milhão ele abriu a Guerra e Companhia, escritório voltado exclusivamente para administração das lojas que mantém na capital. 

Guerra Filho desembarcou em Belo Horizonte há 11 anos e estudou vários tipos de negócio antes de apostar na Adcos, empresa nacional fabricante de cosméticos. “Tinha duas filhas e um filho recém-nascido quando larguei o emprego e tinha que ter um negócio certeiro. Minha esposa queria me matar. Mesmo assim, segui em frente. Eu não conhecia o mercado da capital mineira, e aos poucos fui percebendo que diferente de outras praças, o cliente belo-horizontino é exigente, mas é fiel quando o atendimento e o produto são bons”, explica Guerra.

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Com o novo escritório de apoio à rede de franquias, Guerra espera um crescimento de 4,2% em vendas neste ano, aumentando o faturamento em 13%. O empresário conta com seis lojas localizadas em shoppings de Belo Horizonte e região metropolitana, além de um showroom no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da capital, voltado para os profissionais da área da saúde, sejam eles médicos ou esteticistas. O empresário conta com uma equipe de cerca de 50 funcionários.

Além do atendimento ao varejo, Guerra Filho tem mais de 50 pontos de revenda em farmácias, atende a cerca de 1.100 profissionais de estética e saúde, além de cerca de 200 médicos, entre dermatologistas, cirurgiões plásticos e ginecologistas.

Investimento

Para abertura de uma loja da Adcos, o investimento total, incluindo taxa de franquia, é de cerca de R$ 600 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 200 mil e o prazo de retorno de capital investido é a partir de 36 meses.

Para conseguir fidelizar os clientes, Guerra Filho apostou em estratégia para consolidar a Adcos em Belo Horizonte. Assim que chegou à capital, ele fez simpósios voltados ao público formador de opinião, em auditórios, para alavancar a marca. “Foi uma estratégia de marketing traçada em vários canais para apresentar o produto. Paralelo a isso, criamos um sistema de televendas e aprimoramos os canais de relacionamento com o cliente”, disse Guerra. 

para profissionais do setor

Para ampliar os negócios, Guerra Filho passou a oferecer cursos técnicos e de aperfeiçoamento, além de simpósios e consultoria para profissionais que trabalham nas suas lojas ou que estejam no ramo dos cosméticos. O empresário criou projetos para sua equipe que servem de estímulo e capacitação profissional.

“Tenho controlado o número de vendas que cada vendedor em cada loja minha faz. Buscamos, sempre, melhorar o atendimento a cada dia, que é um dos pontos que considero mais importante. Temos ações sempre voltadas para estimular a equipe, e os melhores sempre são premiados”, pontua Guerra. 

A empresa Adcos BH também tem uma agenda de cursos feita em parceria com dez universidades na capital mineira. São atividades voltadas para alunos e professores, que possam auxiliar na capacitação técnica de ambos. “Trabalhamos também com equipes de farmacêuticos, que conhecem a fundo os produtos, buscando melhorar o que é oferecido ao consumidor final”, disse Guerra. 

Fundada em 1993, a Adcos é uma marca nacional com foco no desenvolvimento de cosméticos de tratamento. A marca está presente em mais de 800 pontos de venda em todo o Brasil, e atende três segmentos: profissional, consumidor final e médico.

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