Centro de São Paulo terá velocidade máxima de 40km/h

Caio do Valle
17/10/2013 às 09:24.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:24

Reivindicação de ciclistas, a chamada Área 40 começará a funcionar na região central de São Paulo a partir de segunda-feira, 21. Depois, poderá ser expandida para outras regiões da cidade, como Moema, na zona sul, e Pinheiros, na oeste. O mecanismo prevê que a velocidade dos veículos nunca ultrapasse 40 km/h onde estiver vigorando.

Trata-se de uma forma, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de buscar "a convivência pacífica e a redução de atropelamentos". Originalmente, o limite permitido era de 50 km/h nesses locais. Ainda não há prazo para o início da fiscalização e da aplicação de multas. Mas, de acordo com Tadeu Leite Duarte, diretor de Planejamento da CET, ela poderá ser feita com radares pistola.

Todos os veículos estarão sujeitos às multas, caso excedam a velocidade. "Até os ciclistas. Se eles passarem a mais de 47 km/h, que é o que diz o código, eu não vou ter uma placa para autuá-los, mas posso medir e pará-los para comunicá-los que estão andando em velocidade incompatível", diz Leite Duarte.

A Área 40, ou Área de Velocidade Reduzida, funcionará internamente à Rótula Central, espaço de 1,6 km2 no centro, delimitado por avenidas como Mercúrio, Ipiranga, São Luís e Rangel Pestana e pelos Viadutos Nove de Julho, Jacareí e Dona Paulina. Já a velocidade nas vias que compõem o perímetro da Rótula ficou em 50 km/h.

A Prefeitura também vai diminuir a velocidade máxima na Avenida Paulista. O limite permitido será de 50 km/h, não mais 60 km/h.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por