Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e solicitaram retirar o certificado ou declaração de proficiência do Ensino Médio pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais podem procurar uma das 53 escolas estaduais credenciadas para emitir os certificados. Todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) possuem, pelo menos, uma escola credenciada.

Para solicitar a certificação ou a declaração de proficiência é necessário que o candidato apresente original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e do comprovante de endereço. Também é necessário que o interessado apresente os resultados das provas, eles devem ser impressos na Página do Participante do Encceja. Conquistaram a certificação, os candidatos que conseguiram pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e cinco pontos na prova de Redação.

A declaração não será emitida ao candidato que, no ato da inscrição no Encceja, não marcou a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais como instituição certificadora.

Os candidatos que fizeram o Encceja para conquistar a certificação do Ensino Fundamental deverão aguardar a divulgação dos resultados, que segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deverá acontecer até o dia 29 de março.

Acesse AQUI a lista com as escolas credenciadas

Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) foi aplicado em 19 de novembro. Dos 1.575.561 inscritos, 1.272.279 (81%) buscavam a certificação do ensino médio. As provas foram realizadas em 564 municípios. Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada, o Encceja voltou a certificar o ensino médio em 2017. O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja Nacional.