Chávez não reconhece 'governo 'ilegítimo' no Paraguai

AFP
22/06/2012 às 22:15.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:02

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta sexta-feira (22) que não reconhece o "governo ilegítimo que se instalou em Assunção" com a destituição do presidente Fernando Lugo.

"Eu, em nome do povo venezuelano e como chefe de Estado, digo que a Venezuela não reconhece este ilegal e ilegítimo governo que se instalou em Assunção", disse Chávez no Palácio de Miraflores antes de receber o presidente iraniano, Mahmud Amadinejad.

"Como disse Nicolas (Maduro, chanceler da Venezuela), é mais um vergonhoso e lamentável exemplo de que não se pode dar o poder às burguesias, às oligarquias, porque abusam, atropelam os povos".

Chávez qualificou de "ilegítimo, ilegal e inconstitucional" a maneira como o Senado "defenestrou" um presidente legítimo, sem lhe dar o direito de defesa, de um dia para o outro, com uma sentença pré-elaborada, sem julgamento prévio".

O líder venezuelano destacou a "coragem" de Lugo ao aceitar a decisão de "um julgamento que não foi julgamento".

Lugo, acusado "de mau desempenho de suas funções, negligência e irresponsabilidade" após a morte de 11 trabalhadores sem-terra e de 6 policiais em um confronto armado na sexta-feira passada, durante a desocupação de uma fazenda, foi destituído ao final de um processo parlamentar sumário, que durou pouco mais de 24 horas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por