Chuvas: Oito cidades do Rio de Janeiro estão em alerta máximo

Thiago Moreno
12/12/2013 às 09:54.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:45

Devido às chuvas intensas que atingem o Rio de Janeiro desde a semana passada, oito cidades estão em Alerta Máximo para risco de alagamentos nesta quinta-feira (12). A medição do Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) indica que a água já atingiu pelo menos 80% do nível de transbordamento nos rios que cortam essas cidades.

Em Belford Roxo, Duque de Caxias, Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana as águas atingiram níveis preocupantes nesta semana.

Desaparecidos

Ao menos duas pessoas desapareceram durante a madrugada desta quinta-feira, quando o carro em que viajavam, no município de Bom Jesus de Itabapoana (região Norte Fluminense), foi tragado pela cratera aberta pela força da correnteza de um dos rios da área, que inundou.Dados iniciais da Polícia Rodoviária Estadual indicam que dois carros caíram dentro da cratera e foram levados pela enxurrada. Uma pessoa teria sido resgatada com vida. A estrada é da rede viária do governo estadual e liga a sede do município a distritos rurais.

Todo as cidades do norte e noroeste fluminense estão sob a ameaça de enchentes. O rio Itabapoana, um dos mais caudalosos da área, está a 80 centímetros do nível de transbordamento, informa a Defesa Civil. Municípios como Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Italva e Cardoso Moreira estão em situação de alerta, já que os rios ameaçam transbordar.

Dois corpos foram localizados ontem à noite na Baixada Fluminense, onde cidades como Nova Iguaçu, Queimados e Japeri estão em situação de calamidade, com cerca de 4.000 pessoas desalojadas e desabrigadas.

No Rio, a prefeitura montou uma força-tarefa que começou na noite de ontem nos bairros mais atingidos da zona norte: Parque Columbia, Irajá, Acari, Jardim América, Guadalupe, Anchieta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Pavuna, Manguinhos, Fazenda Botafogo, Cordovil e Complexo do Alemão. A ação, segundo a prefeitura, reúne 400 homens e cerca de 50 caminhões e máquinas (retroescavadeiras e pás mecânicas).

Logo cedo, em entrevista ao noticiário RJ-TV (Rede Globo), o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, disse que os trabalhos de recuperação estão adiantados e, na tarde de hoje, a região voltará "à normalidade".

As equipes trabalham na limpeza das ruas, redes pluviais e calhas dos rios, com desobstrução de galerias e bueiros; e no restabelecimento de pontos de iluminação que foram afetados pelas chuvas. 
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por