Adolescentes mostram na campus party que a molecada quer é empreender

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
14/11/2016 às 08:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:38

Meninos e meninas trocando as desventuras e fantasias da adolescência por palestras, planos de negócios e um astro do rock ensinando como enxergar oportunidades nos problemas. Para quem nasceu no final da década de 1970 tudo isso soa estranho, mas faz parte da realidade da chamada Geração Millenium.

São jovens que cresceram num mundo conectado, com um volume de informações e conhecimento que vão além do que é exibido no quadro negro (que nem negro é mais). A primeira edição da Campus Party, em Belo Horizonte, exemplificou bem esse comportamento da garotada que lotou o Expominas para aprender a desenvolver seus projetos, fazer parcerias e buscar conhecimento.

Enquanto esperava pela palestra de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e empresário, um menino de 16 anos se queixava do cansaço. Tinha dormido apenas três horas e desde a quarta-feira sua vida resumia ao evento na Gameleira.

Alan Antônio é youtuber. Ele está no mesmo filão que outros milhões de adolescentes que buscam fazer carreira na rede social de vídeos do Google, com o canal FamíliaNew. No entanto, Alan não enxerga o canal como uma forma de se tornar popular. Para ele é um negócio.

“Comecei com o canal há três anos e sofri muito bullying na escola e cheguei a deixar de lado. No entanto resolvi voltar, pois tenho uma meta para transformá-lo no meu negócio, com metas”, explica o garoto que fechou parcerias e aprendeu como planejar seu projeto de forma estratégica. 

O anão
Logo em seguida, o frontman do Iron Maiden sobe ao palco. Bruce Dickinson é o vocalista de uma das bandas mais importantes do cenário heavy metal e desfaz o senso comum de que um roqueiro, por ofício, precisa ser um “doidão”. Dickinson deu uma aula de empreendedorismo.

Quem conhece a trajetória da banda não se surpreende em ver o baixinho vestido formal e falando sobre negócios. Dickinson sabe separar muito bem seu personagem no palco do Maiden e seu discurso sobre empreendedorismo. Daí, ele não gritou: “Scream for me Belo Horizonte!”, como fez em março passado quando desembarcou com sua trupe para a turnê “The Book of Souls”, mas deu exemplos de como boas oportunidades surgem diante da análise de problemas.
 Marcelo Ramos/ Hoje em Dia / N/A

SHOWMAN – Bruce Dickinson veio a BH para dar exemplos de oportunidades de negócios


“No verão o setor aéreo tem uma grande demanda de passagens que não se vê no inverno. E um jato parado equivale a um prejuízo de US$ 500 mil. Imaginem uma frota? E por que não fazer com que essas aeronaves sejam aproveitadas onde há demanda?”, questiona.

Um de seus negócios é justamente tocar uma companhia de baixo custo que opera onde há essas brechas de demanda. Um dos segredos de Dickinson para uma empresa ter sucesso é a relação com o seu público. “Não tenha consumidores, tenha fãs. Eles irão acompanhar o seu negócio”.

Para quem cresceu numa época em que ídolos do rock eram exemplos de rebeldia, problemas com álcool e tóxico e que as ambições dos adolescentes eram ter dinheiro para comprar um carro velho até os 18 anos, o sábado na Campus Party foi um claro sinal de que estamos evoluindo!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por