Aos poucos o mercado de games vem se consolidando no Brasil. Presença de fabricantes, surgimento de estúdios locais e expansão de eventos vêem mudando o cenário gamer no pais, que já movimenta R$ 5 bilhões ao ano. É um volume modesto em relação a ao restante da indústria no mundo, que gira cifras na ordem de US$ 100 bilhões, mas são números que atraem a atenção de empresas do setor que buscam visibilidade por aqui.
E uma das maiores vitrines é o Brasil Game Show (BGS), principal evento do setor na América Latina e que tem conquistado projeção internacional, como aponta o idealizador da mostra, Marcelo Tavares.
“O mercado de games mudou muito desde 2009, quando empresas como Sony e Microsoft abriram fabricas para produzir localmente consoles como PlayStation 3 e Xbox 360. Isso estimulou o surgimento de estúdios independentes o que mostrou o potencial do setor, e também estimulou o varejo. Grandes redes e supermercados comercializam esse tipo de produto. Hoje uma cidade do interior que tem uma Americanas, oferece um console PS4”, observa Tavares.
Segundo Marcelo, pesquisas apontam que o Brasil tem mais de 60 milhões de jogadores. Este universo contabiliza tanto jogadores de PC e consoles, como também quem joga apenas em celulares e tablets.
Esse crescimento do setor fez com que a BGS se expandisse, deixando de ser uma evento de pequeno porte para uma feira com mais de 300 mil visitantes.
Tavares recorda que a ideia de criar um evento surgiu ainda na adolescência. “Eu lia revistas importadas de games e sempre tinham artigos sobre feiras como E3 e Tokyo Game Show. Daí, em 2002, passei a organizar pequenos encontros e depois de trabalhar no ramo, em 2008 decidi entrar de cabeça. A primeira edição teve 4 mil visitantes e ainda havia receio do mercado em entrar na área. Atualmente temos registrado 300 mil visitantes e 180 marcas, numa área de 70 mil metros quadrados”, analisa.
Para este ano a feira, que acontece entre os dias primeiro e 5 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista terá grande volume de lançamentos. “Teremos 100 lançamentos, que começarão a surgir a partir da E3 (maior feira de games que acontece na próxima semana em Los Angeles) e muitas novidades que virão para cá e serão lançadas no BGS.
Mas não é só de lançamentos que Marcelo espera conquistar os gamers. A feira também terá competições de jogos como “Dota II”, além de programadores e designers de grandes estúdios que farão palestras, máquinas de fliperama, concurso de cosplay (fantasias de personagens), estandes de varejistas com preços especiais e até mesmo um museu com mais de 100 consoles da coleção de Tavares. A festa promete!