Cidades históricas de Minas se preparam para festas de fim de ano

Do Hoje em Dia
14/11/2012 às 12:41.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:16
 (Victor Schwaner/Divulgação)

(Victor Schwaner/Divulgação)

Quando se fala em Natal, Réveillon – festas de fim de ano, enfim –, normalmente lembramos de praia ou destinos no exterior. Pois uma alternativa bem interessante, e menos dispendiosa, é passar o fim de ano nas nossas cidades históricas.

Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del-Rei, Sabará e Diamantina têm programações que enfatizam o lado da fé, mas também privilegiam a reunião das pessoas, a confraternização – ao fim e ao cabo –, a mensagem do período.

São João del-Rei é uma das cidades que mais se enfeitam para o fim do ano. As principais ruas e praças da cidade recebem iluminação especial e decoração com motivos natalinos. A população participa ativamente, principalmente por conta do concurso “Rua Natalina”, que premia a rua com a decoração mais bonita do Centro Histórico.

O Largo da igreja de São Francisco de Assis é o “coração” do natal são-joanense, como se pode ver na foto acima.


Bandas de música

São João del-Rei é uma cidade musical. Sendo assim, um dos pontos fortes da programação de fim de ano de São João del-Rei são as apresentações das bandas e orquestras da cidade. É o caso da banda Theodoro de Faria, assim como da banda do Regimento Tiradentes.

Também farão apresentações muito concorridas a já histórica Banda Musical Santa Cecília, assim como a orquestra e o coral da Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei, uma das mais antigas do Brasil, com 80 anos de atividade.

Outras bandas que devem se apresentar no fim de ano em São João são a Corporação Musical São Sebastião, o coral da igreja evangélica Portas Abertas, a banda salesiana Meninos de Dom Bosco e o Coral Viva Voz, que vai cantar nas janelas da Associação Comercial e Industrial.


Passeio noturno

Outro ponto alto do Natal em São João é o passeio noturno para se admirar a decoração de Natal do centro histórico. É um programa entre os preferidos dos turistas e dos próprios moradores.

Em Tiradentes e Mariana, a música também falará mais alto, com recitais nos órgãos das igrejas e apresentações de orquestras e conjuntos musicais.

Ouro Preto e Diamantina ainda não divulgaram sua programação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por