Coaching ambiental conquista espaço no poder público em Minas Gerais

Bruno Porto - Hoje em Dia
06/12/2014 às 08:51.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:17
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

A constante atualização, com adoção de novos conceitos e metodologias, é o motor do segmento de coaching, que agrega psicologia e neurolinguística para potencializar e direcionar o crescimento pessoal e profissional aprimorando aptidões. A Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) considera que um bom indicativo de quanto gira o setor na economia é a movimentação financeira dos setores de consultoria e treinamento, algo próximo de R$ 322 milhões anuais.

Já consolidado nos Estados Unidos, onde é usado por 93% das grandes empresas, ele ganha espaço no Brasil e em Minas Gerais em nichos ainda inexplorados.
“Empresas brasileiras contratam serviços de coaching, principalmente, com o objetivo de reter talentos, com foco na performance de suas lideranças e seus times, o que contribui com a diminuição do turnover”, disse o presidente da SBC, Villela da Matta.
Ele afirma que, no Brasil, a participação do setor público no coaching ainda é “inexpressiva”, o que contrasta com a realidade dos Estados Unidos.
No entanto, em Belo Horizonte, a Assessoria Especializada em Relações de Trabalho (Assert), fundada em 1998 e administrada pelo psicólogo e consultor em projetos técnico sociais, Jair Cândido, trouxe para o mercado o coaching voltado para o meio ambiente, ampliando sua carteira de contratos com o setor público.
“É uma novidade que trouxemos para o Brasil, que mistura o coaching com a educação experiencial, um método de educação ao ar livre, com trilhas e outras experiências”, disse Cândido.
A Assert já aplicou esse método, por exemplo, em comunidades onde a Cemig realiza investimentos.
“Nesses casos, debatemos com as pessoas todos os aspectos envolvidos com a chegada de um empreendimento, além das questões diretamente ligadas ao meio ambiente, como a segurança e educação, e como a própria sociedade para contribuir”, disse Cândido.
Além da Cemig, a Assert tem como cliente a Celg, a Copasa, a Prefeitura de Contagem e a Prefeitura de Guaxupé, entre outros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por