Concurso da Câmara de BH tem até 1.800 candidatos por vaga; prova é neste domingo

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
16/02/2018 às 14:24.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:23
 (André Brant)

(André Brant)

No próximo domingo (18), 37.470 candidatos vão às provas na disputa por 45 vagas referentes a 17 tipos de cargos no concurso da Câmara de Municipal de BH. Para se ter uma ideia do nível de concorrência, 1.869 pessoas vão tentar uma única vaga para o cargo de técnico de enfermagem, com salário de R$ 3.187. Em relação ao cargo de coordenador de processo legislativo, que tem a maior oferta de vagas (11) foram 9.847 inscritos – uma média de 895 candidatos por vaga. O salário é de R$ 5.561.

O volume de interessados no cargo de técnico legislativo II foi tão grande (quatro vezes maior do que o esperado) que a data da prova referente ao cargo foi alterada para o dia 18 de março. Os demais candidatos farão exame no próximo domingo (18). É preciso ficar atento à mudança no horário de verão para não chegar atrasado à prova. O horário deve ser conferido aqui

Veja como ficou a relação de candidatos por vaga para o concurso (com exceção de técnico legislativo II):Reprodução Consulplan / N/A

Marcelo Cury, da coordenação do cursinho Mega, explica que a procura por esse concurso superou todas as expectativas, até mesmo da empresa contratada para executar a prova, por ser um certame aguardado há anos pelos “concurseiros” e por causa do momento de crise econômica e desemprego no país.

Mas, segundo ele, os candidatos não precisam se desesperar ao ver os números, já que boa parte dos inscritos é formada por pessoas que não se prepararam para a prova. “Explicamos aos nosso alunos que muitos nem vão fazer a prova, porque fizeram a inscrição na emoção, no desejo de mudar de vida. E tem aqueles que até vão fazer a prova, mas não estudaram. Esses têm pouquíssima chance de terem uma boa classificação”, explica.

Nessa reta final para a prova, ele dá um conselho para quem está se preparando há muito tempo: “Faça muitos exercícios, especialmente de provas antigas da empresa elaboradora (no caso, a Consulplan). O exercício é muito importante para o candidato ficar preparado e sentir maior segurança”, diz Cury. Os exercícios de raciocínio lógico são os mais úteis neste momento, pois a pessoa pode encontrar no exame questões parecidas com que as que foram resolvidas no momento de estudo.

Vá com calma

Nesta reta final, não dá mais para tentar aprender o que não foi aprendido durante os meses anteriores, orienta José Roberto Lima, palestrante com a experiência de quem passou em 15 concursos públicos. “Fique tranquilo, se livre da ideia de 'tenho que passar' e pense 'tenho que fazer a prova'. Porque se vier o fracasso, e é normal que venha, é importante não desanimar e prosseguir para o próximo embate”, diz o especialista. 

Segundo ele, o importante agora é fazer uma revisão com tranquilidade, sem se preocupar em estudar matérias novas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por