Congresso Mundial de Mineração discute ampliação de áreas ofertadas no Brasil

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/10/2016 às 15:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:16
 (Hans Georg/Argosfoto )

(Hans Georg/Argosfoto )

Os mais renomados especialistas mundiais da mineração estão no Brasil para discutir as principais novidades e tendências do setor. Eles participam da 24ª edição do World Mining Congress (WMC 2016), o Congresso Mundial de Mineração, sediado no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), teve inicio nesta quarta-feira (18) e prossegue até sexta-feira (21). É a primeira vez que o WMC é realizado no país. 

A cerimônia de abertura foi presidida pelo ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa. Ele afirma que com o apoio de políticas governamentais é possível aumentar o PIB mineral em 50% em um curto período de tempo. "A mineração e energia são vocações brasileiras. Temos base mineral diversa e uma plataforma industrial no Brasil para fomentar a exportação em maior escala. É assim que vamos retomar o desenvolvimento e recuperar a geração de empregos", discursou.

Para incentivar o setor,  Pedrosa  pretende criar uma espécie de calendário de oferta de áreas para mineração, disponibilizando ao mercado concessões que estão hoje paradas por razões burocráticas ou perda de interesse dos investidores. 

FATIAMENTO

Ele não descartou também uma revisão no novo marco regulatório da mineração, que tramita no Congresso Nacional, uma vez que a proposta em análise desperta insegurança no setor. "Talvez dividi-lo em propostas distintas, mas de forma transparente e previsível para o mercado, para não causar surpresas, mas sim atrair a participação nos debates e empoderar esta agenda de desenvolvimento para o país", detalhou.

O diretor-presidente do IBRAM, José Fernando Coura, acrescentou que o setor é fundamental para que o Brasil retome o desenvolvimento e a geração de empregos. "A mineração é base da economia, e mais do que isso: a mineração é 'casa e comida' dos brasileiros. 'Casa' porque ela é construída com minérios diversos e produtos derivados como brita, areia, cimento, cal, alumínio, cerâmica, vidro, ardósia, mármore, granito e outros. 'Comida' porque sem nitrogênio, potássio e fósforo não tem agricultura em larga escala necessária para alimentar toda a população", afirmou.

Já o presidente do Conselho Diretor do IBRAM e executivo da Vale S.A., Clóvis Torres Júnior, reforçou que o setor investe para melhorar tanto a produtividade quanto as condições de saúde e segurança das operações, além dos indicadores de sustentabilidade. O executivo acredita que, com investimento na mineração, o Brasil sai fortalecido economicamente.

"É preciso investir e o governo quer atrair investimento. Se a indústria ganha mais, a indústria paga mais, os estados ganham mais, os municípios ganham mais e todos saem felizes dessa equação", afirmou Torres.

Serviço:
 
World Mining Congress (WMC 2016)
Data: 18 a 21 de outubro de 2016
Local: Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro (RJ)
Informações: www.wmc2016.org.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por