Copa do outro lado do mundo anima comércio 'de casa'

Evaldo Magalhães e Luciana Sampaio Moreira
primeiroplano@hojeemdia.com.br
10/05/2018 às 08:31.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:45
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

A Copa do Mundo na Rússia, considerada a mais cara de todos os tempos, tanto em termos de infraestrutura para receber os jogos quanto em relação ao custo para torcedores que se arriscarem a acompanhar tudo de perto, deve representar bons negócios para os brasileiros e, claro, para os mineiros. Com a baixa venda de pacotes para o Mundial, a maioria dos torcedores deve acabar assistindo aos jogos na própria cidade, o que pode aumentar a procura por produtos e serviços alusivos ao evento esportivo.

Pelo menos é essa a expectativa de empresários e comerciantes, que acreditam em boas vendas e grandes públicos durante o Mundial, que vai de 14 de junho a 15 de julho. Bares e restaurantes, supermercados, confecções, lojas de produtos que remetem à competição , cervejarias artesanais e até motéis apostam em bons frutos em razão da Copa.

No segmento de bebida e alimentação, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o movimento deve aumentar 50% durante os jogos da Seleção Brasileira.

“Mesmo que o espírito da Copa ainda não tenha se manifestado como gostaríamos, e que os horários das partidas não sejam os ideais (9h, 11h e 15h, no horário de Brasília), estamos otimistas com o faturamento”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Andrasel Minas), Ricardo Rodrigues. 

Para o empresário, a tendência, embora pouco se fale da Copa até o momento – a não ser do famoso álbum de figurinhas do Mundial, que mobiliza gente de todas as idades –, é de adesão massiva do público, como em outros anos.

“Acho que vivemos no país um período de expectativas positivas, recentemente, com indicadores de crescimento da economia, mas essa ideia parece ter dado uma retraída nos últimos meses. Mesmo assim, sabemos que o brasileiro respira futebol e estamos confiantes de que, assim que nos aproximarmos mais da abertura da Copa, aquele clima que conhecemos deve voltar a predominar”, ressalta.

Promoções

Campanhas e promoções já estão previstas para o setor de bares e restaurantes na capital e no interior, segundo Rodrigues. Ornados com telões, muitos deles de alta tecnologia (4k), os estabelecimentos devem fazer, por exemplo, venda de pacotes com bebidas e alimentação liberadas durante os jogos a preço único, individual ou em grupo. Outra tendência é oferecer bebidas gratuitas meia hora antes e meia hora após as partidas, para evitar que, com o apito final, os clientes deixem os locais e estiquem a permanência até o happy hour. “Também estão programadas as montagens de inúmeros espaços com telões, comida e bebida para acompanhamento dos jogos em diversas regiões da capital, em parceria com cervejarias”, diz Rodrigues.

Mercado Central

Exemplo dessas ações terá como palco o tradicional Mercado Central de Belo Horizonte. Como ocorreu em 2014, será montada no estacionamento do local, por 30 dias, a partir de 13 de maio, estrutura com telão, mobiliário e bar para bebidas e tira gosto. “Nossa expectativa é de que o fluxo de visitantes do Mercado, de 31 mil por dia, em média, e 58 mil aos sábados, aumente em 20% durante os jogos, diz o superintendente do Mercado, Luiz Carlos Braga.
 


Fiasco

Indício de que a Copa deve atrair grande público aos estabelecimentos da capital e mesmo do interior é o fiasco das vendas de pacotes e passagens, no Estado, para acompanhar os jogos na Rússia.

Segundo o vice-presidente financeiro (Abav-MG), Alexandre Xavier, acredita-se que “menos de 100 mineiros tenham comprado passagens para ver a Copa de perto”. 

Para ele, os altos preços dos pacotes (de R$ 27 mil a R$ 160 mil, ainda em janeiro, antes da alta do dólar), a enorme distância o alto custo da estadia e preocupações com a segurança foram determinantes para a baixa procura.

Supermercados investem em decoração e pequenas lembranças

O superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Antônio Claret Nametala, disse que a Copa do Mundo gera bons resultados para o setor, já que aumentam as vendas de bebidas, carnes, pipocas e petiscos. “Uma boa decoração da loja fazendo o cliente entrar no clima dos jogos traz bons resultados também em itens como bandeiras e artigos sonoros”, enfatizou.

A gerente de Marketing do Supermercados BH, Kátia Andrade, adiantou que as 180 lojas da rede mineira terão decoração diferenciada e exposição de produtos variados para as reuniões e comemorações que acontecem antes, durante e depois dos jogos. 

A surpresa deste ano estará na seção de bazar, com copos, garrafas, potes e outros utensílios domésticos que fazem alusão ao evento. “A indústria aposta nesses produtos temáticos que chamam a atenção do consumidor”, disse.

Comércio

Com duas lojas na Savassi, a Gujoreba não vai repetir a experiência da “Loja da Copa”, aberta em 2014, mas, como os resultados foram muito bons, a empresa já começou a abastecer as prateleiras com produtos que remetem à competição, mas em menor dose. “Teremos produtos variados”, prometeu o gerente, Gustavo Batista.

A programação da Copa do Mundo, no Minas Shopping vai começar logo após o Dia dos Namorados. Segundo a coordenadora de Marketing, Ana Paula Alkmim, o mall vai instalar quatro telões de 4X2 metros na Praça de Alimentação e promover, em parceria com a Federação Mineira de Futebol de Mesa, a Taça Minas Shopping de Futebol de Mesa, entre os dias 22 e 24 de junho. “O cliente pode assistir aos jogos e se divertir”, ressaltou.

Camisetas

Na fábrica de roupas personalizadas ‘Camisetas BH’, os pedidos de empresas e grupos de amigos já começaram a chegar. “A parte mais severa da crise já passou. Nossa previsão para este ano é de fazer entre 5 mil e 6 mil camisetas, mas pode ser mais que isso”, previu a empresária Renata Miranda. 

A rede de motéis Sunny Day – Belo Horizonte, Contagem e Betim – vai oferecer petisco grátis para os clientes, durante a competição. Segundo a empresária Mirella Carvalho Guimarães, o motel é, hoje, um lugar onde as pessoas podem sair da rotina, relaxar, se amar e aproveitar outros momentos, como a Copa do Mundo. “O casal pode vir, assistir aos jogos e namorar também”, convidou. 

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