Cresce o índice de confiança do comércio em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
25/07/2017 às 12:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:44
 (Eugênio Moraes/Arquivo Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Arquivo Hoje em Dia)

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Belo Horizonte atingiu o patamar de 92,5 pontos em julho, segundo pesquisa apresentada nesta terça (25), pela Fecomercio MG. Esse resultado é cerca de 20 pontos percentuais (p.p.) maior que os números dos dois anos anteriores para o mesmo mês, quando a expectativa do setor era de 72 pontos, em 2016, e de 72,5, em 2015.

Apesar de superar a série histórica do período nos últimos dois anos, o nível de confiança ainda está abaixo do patamar de neutralidade. O economista da Federação, Guilherme Almeida, destaca que o levantamento de julho aponta recuo do índice de confiança, quando comparado aos indicadores registrados entre março e maio deste ano.

“Em maio, a confiança chegou a 98 pontos. A queda nas duas últimas análises – junho e julho – está amparada em fatores econômicos, como a alta taxa de desemprego e a baixa demanda familiar, além da crise política, que afeta diretamente as perspectivas do empresariado”, pontua.

O Icec, divulgado pela Fecomércio MG, tem como parâmetro pontuações de 0 a 200, sendo 100 o nível de neutralidade. A pesquisa se baseia nos dados coletados mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), compilados e analisados para a capital mineira. O trabalho de campo é realizado nos últimos dez dias do mês anterior à pesquisa – neste caso, junho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por