Cupê alemão: Audi A5 Sportback amplia tecnologias de assistência de condução

Marcelo Ramos - enviado especial
miramos@hojeemdia.com.br
30/06/2017 às 22:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:20
 (Marcelo Ramos)

(Marcelo Ramos)

SÃO PAULO (SP) - O mercado de automóveis tem sentido o gosto amargo da crise econômica e até mesmo o segmento de luxo, que não depende tanto do crédito para girar, foi impactado. A Audi sabe disso e trouxe a nova geração do bem quisto A5 Sportback para aprumar seus números no varejo brasileiro. O carro que já vendeu mais 340 mil unidades mundo afora emplacou cerca de 4 mil por aqui. Pode parecer pouco, mas é um número expressivo quando se fala de um automóvel do segmento premium com preços acima dos R$ 180 mil.

A nova geração do cupê quatro portas desembarca mantendo as principais linhas inalteradas. Mas trata-se de um carro totalmente novo e com recheio de tecnologias, principalmente na assistência à condução, que mostra que a indústria esta muito próxima da condução autônoma em larga escala.

O assistente de cruzeiro ativo (ACC) teve acionamento simplificado a um toque no botão posicionado na chave de seta. Um ícone no quadro de instrumentos digital (o Virtual Cockpit) indica se está ativo ou não.

Para funcionar, o sistema depende de fatores como tráfego, velocidade até 65 km/h e faixas visíveis na pista. A partir daí, é capaz de assumir o controle do carro. “Você pode até escrever um e-mail e deixar que o A5 Sporback siga com total segurança, pois monitora o tráfego e a faixa de rolamento”, afirma o presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck.

Segundo o executivo alemão, o A5 tem 80% das tecnologias para tornar o automóvel totalmente autônomo. “Os outros 20% estão no A8, que em breve estreará no Brasil”.

Se a condução autônoma é limitada e demanda a combinação de parâme-tros para funcionar, o leitor de faixas é ativo até 250 km/h. Se a via oferecer demarcação visível, o A5 se mantem na faixa e esterça automaticamente quando o carro tender a invadir a faixa ao lado.

Versões e preços

O A5 Sportback será oferecido em quatro versões: Attraction (R$ 189.990), Ambiente (R$ 213.990), Ambition (R$ 239.990) e Ambition Plus (R$ 268.990). As versões Attraction e Ambiente são equipadas com motor de ciclo Atkinson-Miller 2.0 turbo de 190 cv. O Atkinson é um princípio de engenharia que se diferencia dos motores convencionais a gasolina (Ciclo Otto) por favorecer a eficiência ao invés da potência, que surgiu no final do século XIX. 

Os motores Atkinson são utilizados em carros como Fusion Hybrid e são capazes de ajustar os tempos de abertura de válvula e aproveitar melhor energia cinética reduzindo o consumo de combustível. Já o princípio Miller foi desenvolvido na década de 1940 justamente para oferecer maior performance. Por aqui, a Audi já oferece o motor na linha A4.

Já as versões Ambition e Ambition Plus recorrem ao conhecido motor TFSI 2.0 turbo (que equipa modelos como Golf GTI), mas recalibrado para 252 cv. Junto com o motor mais bravo, a versão também recebe tração integral Quattro. 

Em todos os casos a transmissão é automática de dupla embreagem e sete marchas e utiliza a alavanca eletrônica que elimina componentes mecânicos para acionar as marchas.

Conteúdos

O A5 Sportback oferece conteúdos obrigatórios em automóveis de seu patamar de preços, dependendo da versão. Acabamento em couro e alumínio no interior. Ar-condicionado de três zonas, quadro de instrumentos digital, conexão para smartphone, projeção de informações no para-brisas, teto-solar panorâmico e assistente de estacionamento fazem parte da lista.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por