Com um calendário de eventos cada vez mais extenso, fabricantes de automóveis estão ponderando sobre quais salões automotivos irão participar. Na semana passada, a Volkswagen anunciou que não iria à mostra de Paris. Agora, pelo menos seis marcas já anunciaram que não estarão no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro.

Jaguar, Land Rover, Citroën, Peugeot, Volvo e JAC Motors já confirmaram que não montarão estandes no São Paulo Expo. E a razão da desistência é o elevado custo de investimento e o baixo retorno. A PSA (Peugeot e Citroën) afirma, em nota, que prefere concentrar a estratégia de marketing em outros canais, que estão mais alinhados à estratégia de vendas. 

Já o grupo britânico Jaguar Land Rover prefere apostar em eventos localizados a disputar a atenção com dezenas de marcas num mesmo local. 

É um raciocínio muito parecido com o da Volvo, que também afirma que não vê razão para estar na mostra e que prefere dar ênfase a eventos como o Volvo Ocean Race, que teve etapa em Santa Catarina. Já a JAC acredita que o investimento é muito alto para uma retenção pequena de público.

Já os organizadores da mostra paulistana confirmaram a participação de 31 marcas na edição deste ano.

Salão do Automóvel de São Paulo Data: 8 a 18 de novembro
Horários: 13h às 22h
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo
Preços dos ingressos: R$ 42 a R$ 76 
Informações: www.salaodoautomovel.com.br