Depois de quase 4 meses, professores de federais anunciam fim da greve

Do Portal HD (*)
17/09/2012 às 06:33.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:20
 (Tânia Rêgo/ABr)

(Tânia Rêgo/ABr)

Foram quase quatro meses em greve para, enfim, os professores das universidade federais anunciarem o fim da greve. A decisão foi tomada na noite desse domingo (16) e divulgada pelo comando nacional de greve. Nesta segunda-feira (17) o movimento completaria quatro meses.

Por meio de nota, o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) disse ter decidido pela suspensão após "criteriosa avaliação do quadro das assembleias gerais". As instituições serão comunicadas oficialmente entre esta segunda-feira (17) e sexta-feira (21). De acordo com a nota, ao longo desta semana as instituições serão comunicadas, pois por determinação do Ministério da Educação o período da greve deve ser reposto de forma completa. Cada instituição tem autonomia para organizar o calendário de reposição, mas as aulas devem prosseguir até 2013.

Em julho, o movimento grevista chegou a atingir 56 das 59 universidades federais, além de 34 institutos federais de Educação Tecnológica. Os professores reivindicavam a reestruturação da carreira e melhores condições de infraestrutura nas instituições, além de melhorias salariais.

Embora tenha sido anunciado o fim da greve, o sindicato diz que seguirá atuando "na defesa da reestruturação da carreira e na luta pela valorização e melhoria das condições de trabalho.

Das 57 universidades federais que aderiram ao movimento, 39 já encerram a greve.

Acordo

Após várias conversas e reuniões entre grevistas e o governo, enfim o impasse parece ter sido resolvido. O Ministério do Planejamento ofereceu um reajuste entre 25% e 40%, divididos nos próximos três anos. Os índices são maiores do que a oferta anterior feita à grande maioria dos demais servidores (15,8%).
O governo ainda atendeu pedido para redução do número de degraus para se chegar ao topo da carreira: os 17 níveis foram reduzidos a 13.

(*) Com agências de notícias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por