Do Pontal a Ipioca, região tem uma sequência de belas praias

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
10/01/2016 às 11:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:58
 (Turismo de Maceió /Divulgação)

(Turismo de Maceió /Divulgação)

Com 230 quilômetros de extensão, o litoral alagoano surpreende e conquista os visitantes com uma sucessão de paisagens deslumbrantes. E muitas delas podem ser admiradas na própria capital, Maceió. Do lindo Pontal da Barra à ainda pouco explorada Ipioca, a orla de Maceió é pontuada por bonitos cenários e muita diversão na região mais nobre, a parte norte da cidade.

Claro, a praia mais famosa de Maceió é a da Pajuçara. É lá que estão as famosas jangadas, que levam os turistas às mundialmente conhecidas piscinas naturais.

Maceió não se resume à Pajuçara. Qual é a sua praia? Na Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, toma-se água-de coco gelada e saboreia-se a tradicional tapioca (iguaria à base de farinha de mandioca e coco ralado). Na Jatiúca, o mar se divide: parte é de águas serenas; outra, tem ondas, nas quais os mais jovens deslizam em suas pranchas. Nos fins de tarde, é ponto de encontro da galera e das rodas de capoeira.

E na maré boa, pescadores afluem para ali também, atraindo a atenção da gente que passa ao jogar as redes para pescar. Em Cruz das Almas e Jacarecica, já no litoral norte, é praia boa para surfar. Na sequência, Guaxuma e Garça Torta, praia dos mais “antenados” e descolados, de artistas e intelectuais, que buscam ares mais afastados da cidade. Lá, os vastos coqueirais lembram uma vila de pescadores. Essas praias contam também com bons bares e restaurantes simples, além das culinárias brasileira, portuguesa, italiana, peruana e francesa.

Além das praias, as lagoas também são concorridos atrativos turísticos. A mais visitada é a do Mundaú, no litoral sul. Ali, locais e visitantes costumam se reunir diariamente para assistir a um dos mais impactantes pores do sol do litoral brasileiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por