Economia Criativa de Minas Gerais será tema de debate na próxima terça-feira, em BH

Agência Brasil
20/04/2018 às 17:26.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:27
 (Divulgação/FJP)

(Divulgação/FJP)

A Fundação João Pinheiro (FJP) realiza, na próxima terça-feira (24), o relatório técnico-científico da Economia Criativa de Minas Gerais aos profissionais dos diversos segmentos que participaram do seminário sobre o setor promovido pela instituição em novembro de 2016.

Parceria da FJP com o BDMG Cultural e a Associação P7 Criativo, o Colóquio Devolutivo do Seminário do Plano Estadual da Economia Criativa de Minas Gerais irá acontecer no auditório do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes), a partir das 18h.

A participação no evento é gratuita e aberta ao público mediante inscrição prévia por meio deste link, no qual também é possível realizar consulta e download da versão preliminar do relatório final.

O documento apresenta análises sobre a situação dos 10 segmentos da Economia Criativa de Minas Gerais e diretrizes que visam auxiliar tanto os agentes econômicos, que poderão estabelecer com mais segurança suas estratégias, quanto o governo estadual, no planejamento de políticas públicas para o setor.

Para o presidente do BDMG Cultural, Rogério Faria Tavares, o relatório é uma ferramenta fundamental ao avanço da ação governamental no campo da economia criativa.

“Este material contém um importante mapa do setor em Minas Gerais e traz uma reflexão já bem amadurecida dos pontos fortes e dos desafios postos ao poder público. O BDMG Cultural reitera o propósito de continuar colaborando com esse belo trabalho da Fundação João Pinheiro, que será conduzido, a partir de agora, pelo seu Observatório da Economia Criativa, que irá acompanhar e monitorar o desempenho dos segmentos”, destaca.

Economia Criativa

A Economia Criativa é composta pela cadeia produtiva (ciclos de criação, produção e distribuição) de bens e serviços que têm como ponto de partida a criatividade e o capital intelectual, fatores agregadores de valor, elemento central da formação de preços, resultando em riqueza material e simbólica.

Os segmentos que compõem o setor são Artes do Espetáculo (teatro, circo e dança); Artes Visuais e Digitais; Design; Edição de Livros; Gastronomia; Mídias Audiovisuais; Moda; Música; Softwares, Aplicativos e Jogos Eletrônicos; Patrimônio e Expressões Culturais (incluindo artesanato).

Os levantamentos têm como maior desafio conhecer de forma aprofundada as diversas cadeias produtivas, identificando necessidades de infraestrutura, tecnologias, meios de distribuição, comercialização, gestão, financiamento e marcos legais, a fim de alavancar o desenvolvimento dos empreendimentos criativos no estado.

Programação

Abertura
[Angelo Oswaldo - Secretário de Estado de Cultura; Roberto do Nascimento Rodrigues - Presidente da Fundação João Pinheiro; Marco Aurélio Crocco Afonso - Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG; Rogério Faria Tavares - Presidente do BDMG Cultural; Fernanda Machado - Superintendente Executiva da Associação P7 Criativo; e Bernardo Novais da Mata Machado - Diretor de Cultura, Turismo e Economia Criativa da FJP]

Apresentação do Relatório Final do Seminário do Plano Estadual da Economia Criativa em Minas Gerais
[Selma Carvalho - Pesquisadora da Fundação João Pinheiro]

Leitura crítica do Relatório Final 
[Clélio Campolina Diniz - Doutor em Economia, professor Emérito e ex-Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG]

Debate público com a equipe de pesquisadores da Economia Criativa da Fundação João Pinheiro 
[Bernardo Novais da Mata Machado, Cláudio Burian Wanderley, Felipe Diniz Leroy, Juliana Minardi de Oliveira, Júnia Alves de Lima, Marta Procópio de Oliveira, Mônica Barros de Lima Starling, Nelson Antonio Quadros Vieira Filho, Paola Rettore, Rútila Maria Soares Gazzinelli Cruz e Selma Carvalho]

Serviço:

Colóquio Devolutivo do Seminário Plano Estadual da Economia Criativa
Data: 24 de abril de 2018 (terça-feira)
Horário: 18h 
Local: Auditório do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1.600 - Lourdes - BH/MG)
Inscrições e relatório: clique aqui

Outras informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro
comunicacao@fjp.mg.gov.br (31) 3448-9561

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por