Alckmin classifica pacote de concessões como 'avanço'

Tânia Monteiro
15/08/2012 às 16:42.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:29

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), classifica como um avanço o pacote de concessão de rodovias e ferrovias, anunciado nesta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff, e afirma que a iniciativa "terá todo o seu apoio".

"A medida é uma medida correta que sempre defendemos e vamos continuar defendendo", declarou Alckmin, após a solenidade do anúncio, no Palácio do Planalto. "Com ela, você traz o setor privado, com ganhos de eficiência, antecipa investimentos, gera mais emprego e reduz custo para o País. Esse é o caminho correto e terá todo o nosso apoio."

Alckmin citou que o seu governo trabalha com a iniciativa e elogiou as obras anunciadas. "No caso de São Paulo, o Ferroanel é essencial para a carga, para o porto, para o desenvolvimento e para o transporte de passageiros, porque tira o trem de carga da Estação da Luz, porque hoje o trem de carga passa dentro da cidade."

O governador lembrou que já tirou caminhão de dentro da capital paulista, com a construção do Rodoanel. "Agora precisa tirar a ferrovia, com o Ferroanel e isso vai agilizar muito e aumentar o transporte de carga por ferrovia para o porto."

Para Alckmin, a iniciativa é um avanço pois resgata o novo papel do Estado, que é de planejamento. Ele ressalvou que o executor deve ser a iniciativa privada, "porque com ela, você ganha em eficiência, em rapidez, tem custo menor, o Brasil gera emprego e é mais competitivo internacionalmente. Um país com as dimensões continentais do Brasil, logística e transporte têm peso no custo do país."

Ele mencionou que o governo federal fez concessões nos aeroportos de Viracopos e Cumbica, em São Paulo. "Foi uma decisão acertada e terá todo o nosso apoio. São Paulo é parceiro neste trabalho, até porque nós acreditamos nisso e já praticamos este trabalho."

O governador disse que São Paulo já tem a melhor infraestrutura do País, executada neste papel novo da iniciativa privada, que é de planejamento, regulação e fiscalização do poder publico. Para ele, os empresários demonstraram estar com uma "enorme disposição de investir". "O País tem um espaço muito grande para novas PPPs e concessões e, portanto, tendo crédito e bons projetos, tem tudo para dar certo."
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por