Anatel fará pente-fino em cobranças erradas nas contas de celular

Do Portal HD
23/08/2012 às 08:22.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:41

As operadoras de telefonia móvel terão seus sistemas de faturamento submetidos a fiscalização "sistêmica" e "abrangente" pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Agência quer levantar o número de contas que são enviadas com erros de cobrança para os consumidores e o motivo dessas falhas. As primeiras a sofrer inspeção serão a Vivo e a Claro, mas as demais operadoras também serão monitoradas.

Na maioria das queixas, usuários atacam problemas com as faturas - que vão da cobrança indevida de ligações e aplicação de tarifas inadequadas até a inclusão de pacotes que não foram contratados.

Conforme o voto do relator Rodrigo Zerbone, que analisou o pedido da Vivo, as irregularidades encontradas em uma pequena amostra de ligações podem indicar "fragilidade dos sistemas de faturamento e registro de chamadas da prestadora". Zerbone afirmou que a "ideia é fazer uma fiscalização intensa e exaustiva" para descobrir o que está errado com o faturamento de contas de clientes. O relator ainda negou a possibilidade de nova suspensão na venda de linhas.

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