Cápsulas de café serão produzidas em Minas Gerais

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
20/10/2014 às 08:14.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:41
 (Divulgação)

(Divulgação)

No ano que vem, Montes Claros, no Norte de Minas, vai receber duas gigantes do setor de café. A Três, do Grupo Três Corações, e a Dolce Gusto, da Nestlé, vão instalar na cidade fábricas de cápsulas da bebida. A primeira vai investir R$ 100 milhões no projeto. O valor a ser aportado na segunda não foi revelado. As informações são do prefeito do município, Ruy Muniz.

De acordo com ele, a fábrica da Três vai ocupar um terreno de 20 mil metros quadrados, que será doado pela prefeitura. O espaço a ser destinado à empresa ainda está em estudo. Na primeira etapa do projeto serão investidos R$ 60 milhões. A previsão é de que pelo menos 150 empregos diretos sejam gerados. “A empresa assinou protocolo de intenções conosco”, afirma o prefeito.

Já a Dolce Gusto, marca de cápsulas de café da Nestlé, será implantada em um terreno de 262 mil metros quadrados onde já funciona a fábrica de leite condensado da própria companhia, com 22 mil metros de área construída, instalada em um Distrito Industrial de Montes Claros. A nova fábrica teria cerca de 7 mil metros quadrados. O valor do investimento não foi revelado.

De acordo com Muniz, a Nestlé já entrou com pedido de utilização do terreno para instalação da fábrica na prefeitura, que foi aprovado. A empresa solicitou, ainda, Licença Prévia (LP) e de Instalação (LI) Concomitantes junto ao Conselho de Política Ambiental (Copam), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado de Minas Gerais (Semad) em agosto deste ano. Os pedido foram aprovados em nove de setembro.
Na solicitação protocolada junto ao Copam pela Nestlé está previsto a produção de 24 toneladas por dia de café e de 17 toneladas por dia de bebidas lácteas e achocolatados. Ainda segundo o documento, a fábrica vai gerar 120 empregos diretos e funcionará em três turnos de oito horas cada. Atualmente, 160 pessoas trabalham na fábrica de leite condensado, conforme informações da assessoria de imprensa.

Apesar de o pedido das licenças ter sido deferido, a Nestlé não confirma a implantação da fábrica de cápsulas de café Dolce Gusto em Montes Claros. Segundo a assessoria de imprensa, há interesse. No entanto, a concretização depende de uma série de estudos de viabilidade econômica da planta no local, que estão em fase de realização. Já a assessoria de imprensa da Três confirma a fábrica, mas não dá mais detalhes. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por