Caixa lidera em novembro pelo 5º mês lista do BC de reclamações contra bancos

Estadão Conteúdo
15/12/2015 às 13:15.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:20
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

A Caixa Econômica Federal liderou em novembro, pelo quinto mês consecutivo, a lista das instituições com maior volume de reclamações em relação ao tamanho do seu conglomerado. De acordo com o ranking, divulgado nesta terça-feira (15), pelo Banco Central, o total de pontos recebidos pela Caixa subiu de 11,09 em outubro para 12,57 pontos no mês passado.

O resultado é proveniente de 974 reclamações consideradas como procedentes pelo BC, de um total de quase 77,482 milhões de clientes. O número de queixas avançou em relação ao do mês anterior, quando foi de 863. A classificação por pontos é gerada por um índice que leva em conta instituições que receberam o maior volume de críticas de usuários de seu serviço em relação ao total de clientes. Todas são avaliadas pelo BC pelo seu conglomerado.

O Bradesco manteve a segunda colocação no ranking de queixas em novembro. A instituição recebeu 705 reclamações consideradas procedentes, o que levou o banco a receber 9,17 pontos, ante 9,19 pontos registrados em outubro. O Bradesco tem cerca de 76,845 milhões de clientes.

O banco Itaú também permaneceu na mesma posição na lista de outubro para novembro, em terceiro lugar. Seu índice foi de 9,01 pontos (7,16 pontos de outubro). O conglomerado recebeu 537 reclamações e tem um total de 59,586 milhões de clientes.

Na quarta posição, com 7,12 pontos (6,34 pontos em outubro) apareceu o Santander, assumindo a colocação que foi do HSBC no mês anterior. Foram registradas em setembro 237 reclamações consideradas procedentes pelo BC. A instituição tem um total de 33,257 milhões de clientes.

Na quinta posição, agora, aparece o Banrisul, com 5,70 pontos. Em outubro, que era o sétimo no ranking, teve 4,15 pontos. De acordo com os dados do ranking divulgado pelo BC, em novembro, o Banrisul recebeu 22 reclamações. A base de clientes da instituição é de pouco mais de 3,853 milhões. Com isso, o HSBC deixou o ranking dos cinco primeiros, aparecendo na sexta posição, com 5,50 pontos (6,54 em outubro) e 70 reclamações em uma base de clientes de 12,719 milhões.

Reclamações

Em novembro, o total de queixas feitas ao BC e consideradas com fundamentação foi de 4.029. O número é levemente maior que as 3.987 reclamações registradas em outubro. A queixa mais comum foi a que diz respeito à ausência de título adequado relativo a cartão de crédito consignado, com 570 (526 em outubro).

Essa reclamação tomou o lugar da irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, que ficou na segunda posição. O total de reclamações relativas a esse item diminuiu para 459 em novembro, de 552 em outubro.

O terceiro lugar ficou com cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados, com 292 queixas. A quarta colocação foi de outras irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, com 288 críticas. Na quinta posição ficou a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 283 reclamações.
http://www.estadao.com.br

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