Com desvalorização pelo terceiro mês consecutivo, preço dos imóveis recua em Belo Horizonte

Juliana Corrêa - Do Hoje em Dia
06/09/2012 às 08:35.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:03
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Os preços dos imóveis de Belo Horizonte, novos e usados, estão em queda consecutiva há três meses, segundo o Índice FipeZap (da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e do ZAP Imóveis). Há 25 meses que os preços dos imóveis não recuavam na cidade, desde maio 2010.

O movimento de queda não é forte, mas aponta para uma reversão de tendência. Em agosto, o recuo foi de 0,2% na comparação com o mês anterior. Em julho, foi de 1,2% e em junho, de 0,2% na mesma comparação.

No acumulado do ano, porém, os imóveis ainda acumulam alta de 6%. Em 12 meses, os preços subiram 9,8%. Desde abril de 2009, período comparativo mais longo disponibilizado pelo FipeZap, a valorização dos imóveis é de 66,8%.

De acordo com o professor do curso de Finanças do Ibmec, Eduardo Senra Coutinho, ainda é cedo para afirma que já se configura uma tendência de recuo ou de estabilização dos preços. Mas, segundo ele, a pesquisa mostra que, ao menos, mudança no ritmo de valorização dos imóveis. “Uma tendência só poderá ser comprovada com os resultados seguintes e de outras pesquisas”, disse.

Para o presidente da Câmara do Mercado Imobiliário, Evandro Negrão de Lima Júnior, os dados da pesquisa seguem contra a realidade do mercado imobiliário. “Não foi percebida queda desde o aquecimento do mercado”, afirma.

Leia mais na Edição Digital do Hoje em Dia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por