Confins é 8º no ranking de avaliação dos aeroportos do país

Janaína Oliveira
joliveira@hojeemdia.com.br
14/07/2016 às 17:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:18
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia/290915)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia/290915)

Mesmo com obras em andamento, o que resulta em poeira e barulho, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, subiu quatro posições no ranking da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Em um ano, o terminal passou da 12ª para a 8ª colocação, atingindo, no relatório do 2º Trimestre de 2016, a média geral de 4,20. A avaliação do passageiro varia em uma escala de 1 a 5.

 Com nota 4,64, o destaque foi o Aeroporto de Curitiba, que voltou à primeira colocação. O principal terminal do Paraná foi seguido por Santos Dumont, no Rio (4,44) e Guarulhos, em São Paulo (4,40). Cuiabá recebeu a pior avaliação (3,36) e ficou na lanterna, segundo o levantamento.

 Melhorias

 Confins apresentou melhorias em itens sensíveis à percepção do passageiro, como disponibilidade de sanitários (média 8% melhor, em comparação com o mesmo período do ano passado) e limpeza (crescimento de 9%). A média de satisfação na limpeza geral do aeroporto ficou em 4,19. O custo-benefício do estacionamento e a qualidade da internet renderam ao aeroporto a quarta colocação nos respectivos quesitos.

 Por outro lado, o item custo-benefício dos produtos das lanchonetes e restaurante levou bomba e recebeu nota 2,70. O tempo na fila no check in nos totens de autoatendimento e na fila de imigração foram alvos de reclamação. De acordo com a pesquisa, o tempo médio de espera na fila para embarque doméstico na aeronave foi de 17 minutos. Só no Galeão a espera foi maior.

 Metodologia

 Desde 2013, a Secretaria de Aviação Civil divulga trimestralmente a pesquisa permanente que mede a satisfação dos passageiros em itens de infraestrutura, atendimento, serviços e gestão aeroportuária. A medição é realizada nos 15 principais terminais do Brasil, responsáveis por 80% do movimento de passageiros da aviação regular no País.

 Após mais de três anos, a Secretaria reformulou a metodologia aplicada e retirou ou substituiu alguns indicadores, reduzindo de 48 para 38 os itens de medição.

 Ao todo, foram realizadas 13.452 entrevistas nos meses de abril, maio e junho de 2016. Desde que o estudo começou a ser realizado, em 2013, mais de 225 mil pessoas foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.

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