Estoque cai e emprego aumenta em julho, avalia Anfavea

Wladimir D' Andrade
06/08/2012 às 13:54.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:13

Os estoques da indústria automobilística caíram de 29 dias em junho para o equivalente a 27 dias de venda em julho. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o estoque de unidades nas montadoras chega a 329 mil, o que o presidente da entidade, Cledorvino Belini, classifica de um nível "bom para a indústria".

A redução de dois dias no volume total deve-se à queda dos estoques das concessionárias, que passaram de 22 dias em junho para 20 no mês passado. Na indústria, os estoques permaneceram em patamar equivalente a sete dias de venda. "Com o ajuste dos níveis de estoque, a tendência é de crescimento da produção de veículos, que deve ser mais forte já em agosto", disse nesta segunda-feira o dirigente, em entrevista à imprensa para divulgação dos resultados de julho.

Com a retomada da produção, a expectativa é de aumento de empregos no setor, que neste ano acumula até julho saldo positivo de 3.100 vagas, com a maioria dos postos criada em junho e julho. "Estes empregos foram criados a partir do final de maio, após da redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI)", explicou. Em julho, a indústria automotiva empregava 147.714 pessoas, um aumento de 0,5% sobre junho e de 2,7% perante julho de 2011.

Sobre a General Motors e os riscos recentes de demissão de funcionários, Belini disse que é uma questão da empresa e ressaltou o saldo positivo no setor ao longo do ano. O presidente da Anfavea declarou ainda que a crise da montadora na unidade de São José dos Campos, interior paulista, não atrapalha a estratégia da entidade de reivindicar a prorrogação do benefício fiscal gerado pelo IPI menor. "O caso da GM não atrapalha, porque o acordo diz respeito ao nível de emprego de todo o setor, que está crescendo."
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por