Minas leva cachaça, queijo e café para o "Madrid Fusión"

Juliana Corrêa - Do Hoje em Dia
01/09/2012 às 08:06.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:56
 (André Brant)

(André Brant)

Os tradicionais produtos mineiros de café, queijo e cachaça levarão Minas Gerais à Espanha, em janeiro de 2013, para representar o Brasil no maior congresso de gastronomia do mundo, o Madrid Fusión. O anúncio foi feito na sexta-feira (31), no Palácio da Liberdade, pelo governador Antonio Anastasia e pela diretora-executiva do evento espanhol, Lourdes Plana.

Depois de México, Peru, Coreia do Sul, Austrália e Cingapura, o Brasil é o convidado especial da próxima edição do evento gastronômico.

A comida mineira, que terá espaço na feira espanhola para apresentar as particularidades da culinária do Estado, será o tema central da edição de 2013.

Entre os dias 21 e 23 de janeiro, especialistas do setor terão a oportunidade de conhecer os segredos dos produtos mais tradicionais da culinária mineira. Segundo o governador Anastasia, esse é um passo fundamental para divulgar ao mundo a culinária mineira.

Com base em uma pesquisa de demanda da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a alimentação é responsável por 22% dos gastos feitos pelos turistas no Estado. "Queremos abrir a possibilidade de consolidação da gastronomia mineira como importante estímulo no Estado, fomentando a cadeia produtiva, por meio da internacionalização", disse Anastasia.

O festival de Tiradentes, que está acontecendo na cidade histórica e termina neste fim de semana, contribuiu para a escolha do Estado como participante especial, segundo a sócia-diretora e fundadora do Madrid Fusión, Lourdes Plana. "O Brasil ganha cada vez mais o reconhecimento internacional. E por que não utilizar a tradição mineira para representar o país?", justifica Lourdes.

Para o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, esse reconhecimento é uma oportunidade para alavancar o conhecimento. "Vamos criar roteiros gastronômicos de queijo, cachaça e café, para que visitantes tenham mais interação com esses produtos internacionalmente conhecidos", afirmou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por