Ministro projeta bandeira verde na conta de luz até fim do 1º trimestre

Estadão Conteúdo
16/01/2018 às 20:39.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:48
 (Reprodução/Facebook)

(Reprodução/Facebook)

O volume de chuvas acima da média desde o fim do ano passado deve fazer com que as tarifas de energia elétrica não subam para o consumidor brasileiro, pelo menos até o primeiro trimestre de 2018. A afirmação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, nesta terça-feira (16), segundo informou a Itaipu, em comunicado. 

De acordo com o ministro, as precipitações têm permitido a recuperação dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas, o que levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sinalizar que o regime de bandeiras tarifárias permanecerá verde (sem custo adicional) nos três primeiros meses do ano. As tarifas ficam mais caras (bandeiras amarela ou vermelha 1 e 2) quando falta chuva e as usinas térmicas são acionadas para atender à demanda.

"O sistema elétrico nacional é interligado e a gente veio de cinco ou seis anos de chuvas abaixo da média nos maiores reservatórios. Mas os resultados de novembro, dezembro e dos primeiros dias de janeiro de 2018 têm sido muito animadores", avaliou.

Nesta terça, Coelho Filho esteve na Itaipu para uma série de compromissos, entre eles, a inauguração oficial do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica (CI-MES) e a assinatura de um acordo de cooperação, entre Itaipu e Ministério do Meio Ambiente, para a implantação do Programa de Mobilidade Sustentável nos ministérios.Leia mais:
Contas de luz terão bandeira verde em janeiro, diz Aneel
Consumidor vai pagar R$ 16,019 bi em subsídios na conta de luz em 2018
Depois de 2017 seco, energia deve encarecer mais de 10% neste ano

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por