Mocca Coffee une ambiente intimista e boa gastronomia

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
06/02/2017 às 14:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:43

Em 2014, Adriana Martins decidiu largar a carreira de fonoaudióloga, deixando o consultório e as aulas na universidade para empreender no ramo da gastronomia. De dona de restaurante em hotel, ela passou a ser proprietária de cafés. Com um investimento de R$ 500 mil, abriu em 2016 três unidades do Mocca Coffee and Meal. Para 2017, já projeta crescimento de 10% no faturamento das lojas. 

“Sempre quis me dedicar à gastronomia e queria um negócio mais intimista e que pudesse ser perto da região em que moro, para evitar longos deslocamentos. Foi quando resolvi abrir o primeiro Mocca, no Belvedere (região Centro-Sul de Belo Horizonte)”, explica Adriana. 

E o mercado para quem investe na estrutura de um café se mostra promissor. Segundo o Sebrae, o crescimento dos cafés gourmet no Brasil é de 15% ao ano, contra 3% dos cafés tradicionais. O consumo de grãos especiais representa 5% do total produzido e a expectativa para os próximos 10 anos é que esse volume salte para 10%. 

Rotatividade

À medida em que ia ampliando o negócio, Adriana foi reinvestindo o lucro das unidades. Da loja do Belvedere, a empresária abriu um quiosque no bairro Santa Lúcia, ainda na região Centro-Sul da capital. Essa segunda loja atende a demanda de quem quer passar e levar o lanche para casa. A intenção era fornecer produtos diferenciados para quem trabalha em consultórios e prédios da região.

Na sequência, Adriana apostou em um espaço ainda maior e abriu a terceira loja no Vila da Serra, em Nova Lima, próximo ao BH Shopping. 
Todas as unidades têm decoração inspirada em estilo retrô dos anos 50. “Optei por investir em um espaço bonito, em que as pessoas se sentissem bem”, descreve a empresária.

Expansão

Há alguns meses, Adriana diz ter sentido a necessidade ampliar o leque de produtos oferecidos, além dos tradicionais bolos da vovó e quitandas caseiras. 

“Queria ampliar os negócios e percebi que o serviço de almoço e os produtos fit poderiam ser ótima oportunidade. São diferenciados, mas não necessariamente caros. As refeições, por exemplo, variam de R$ 19 a R$ 38”.

Novas lojas não estão previstas para este ano, mas investimentos em serviços continuam

Para ampliar o atendimento, Adriana vai abrir aos domingos, pela manhã, a unidade do Mocca no Vila da Serra para brunch, a partir de março. A empresária também lançará, neste ano, um aplicativo para que as pessoas possam acumular pontos e trocar por diversos produtos nas três unidades da cafeteria.

“Estamos em fase de estruturação para essa demanda extra. E por causa das constantes ampliações, sempre temos vagas em aberto para algumas áreas. Há espaço para contratações”, explica Adriana Martins, que emprega 22 pessoas nas três unidades do Mocca Cooffee.
A empresária ainda descreve que, neste ano, não pretende abrir uma nova unidade, mas deve aumentar a gama de serviços oferecidos nos três cafés. 

Nas duas unidades com capacidade receber o público com estrutura de mesas, Adriana conta que atende cerca de 200 pessoas por dia, somente para refeições. 

“Quero investir sempre em um cardápio diferenciado, com opções que sejam gostosas durante toda a semana. Seja para o almoço ou para o café, a intenção é não aumentar os custos, mas a variedade”, pontua Adriana. 


 Lucas Prates/Hoje em Dia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por