Para executivos, Brasil será o 3º mais competitivo em 5 anos

Folhapress
16/11/2012 às 19:01.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:20

SÃO PAULO - O Brasil será o terceiro país com a indústria mais competitiva em cinco anos, na percepção de presidentes de empresas do mundo todo entrevistados para um estudo feito pelo Conselho de Competitividade dos EUA e pela Deloitte. Foram ouvidos 552 executivos este ano.

Hoje, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking -tendo caído três posições em relação ao levantamento anterior, de 2010. A China lidera o grupo atualmente e deve manter a posição nos próximos anos, de acordo com a pesquisa.

Se confirmada a expectativa dos executivos, o Brasil passará países como Alemanha e EUA, que hoje ocupam o segundo e o terceiro lugares no ranking, respectivamente, e devem cair para a quarta e a quinta posição.

A boa imagem do Brasil, segundo o estudo, pode ser explicada pelos recursos naturais de que o país dispõe. Já os aspectos negativos referem-se, principalmente, à percepção dos empresários sobre os sistemas tributário, comercial e financeiro do país - menos da metade dos executivos entrevistados considera o país competitivo nesses quesitos.

O alto custo de mão de obra e a escassez de profissionais qualificados também foram considerados desafios a serem superados.

Os europeus terão as maiores quedas no ranking. Além da Alemanha, apenas Reino Unido e Polônia ainda figuram entre os 15 mais competitivos. Reino Unido, que ocupa o 15º, passará para a 19ª posição. A Polônia, em 14º, cairá para 18º.

A Índia, hoje em quarto lugar, ficará em segundo. Hoje, sete dos 15 primeiros países são asiáticos. Daqui a cinco anos, aponta o levantamento, serão oito, com a entrada do Vietnã, que passará da 18ª posição para a 10ª.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por