Premiê espanhol sugere a possibilidade de pedir resgate

Agencia Estado
03/08/2012 às 13:16.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:07

Pela primeira vez, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, sugeriu que pode considerar requerer ajuda do fundo de resgate da zona do euro a fim de aliviar o aprofundamento da crise financeira no país. Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira, Rajoy se recusou a dizer se a Espanha planeja pedir ajuda da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate temporário da zona do euro, alegando que quer esperar por mais informações sobre os planos do BCE. "Depois, dependendo das circunstâncias, vamos tomar uma decisão ou outra", afirmou. "Não tomei uma decisão", acrescentou.

Os comentários dele representaram uma mudança de tom. Em razão das condições e do estigma político decorrentes da ajuda da EFSF, autoridades espanholas vinham descartando a possibilidade de pedir ajuda. Na quinta-feira, em entrevista à imprensa com o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, Rajoy evitou comentar a questão.

A Espanha está no foco após o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, dizer ontem que a instituição estava pronta para retomar as compras de bônus soberanos a fim de acalmar os mercados da dívida na região, porém somente após um governo requisitar socorro aos fundos de resgate da zona do euro e se comprometer com estritas condições. Os comentários pareceram colocar mais pressão sobre a Espanha, para que o país busque ajuda a fim de reduzir seus custos de financiamento.

Draghi também afirmou que o BCE vai detalhar como as compras de bônus vão funcionar e anunciará uma série de outras medidas contra a crise nas próximas semanas. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por