Supermercados reduzem previsão de faturamento

Bruno Porto - Hoje em Dia
01/07/2015 às 06:34.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:42
 (Reprodução)

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A Associação Mineira de Supermercados (Amis) reduziu de 2,5% para 1,5% a previsão de aumento do faturamento do setor para 2015. A entidade nega que haja uma crise no segmento, mantém o discurso otimista e a projeção de investimentos, e credita a revisão para baixo da expectativa de receitas ao comportamento do consumidor, receoso em realizar despesas e mais seletivo nos gastos.


O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, disse que há aumento de custos percebido pelos supermercados, principalmente de energia elétrica e combustível, mas que isso terá impacto minimizado no resultado do segmento. “Ainda apostamos em crescimento porque não estamos em crise. O país vive quase no pleno emprego e não podemos trazer uma crise que ainda não existe. O aumento de custos será compensado com boa administração e gestão, e vai impactar mais aquelas lojas obsoletas. O mais preocupante é o receio do consumidor, que mesmo empregado e recebendo o mesmo salário de antes já começa a economizar”, afirmou.


Ligeira queda


Os supermercados de Minas Gerais registraram em maio deste ano um ligeira queda de 0,03% no faturamento em relação a igual mês do ano anterior, mas acumulam nos cinco primeiros meses do ano crescimento de 0,7% nas receitas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pela Amis.


Na comparação de maio contra abril, o faturamento total do setor no Estado apresentou retração de 0,16%. A região com o resultado mais positivo nesta base de comparação foi a Central, com +2,27%. A região Norte também teve alta nas receitas, de 1,11%. Em todas as demais regiões de Minas Gerais os supermercadistas tiveram faturamento menor em maio em relação a abril. A queda mais acentuada foi na região Centro-Oeste, de 4,26%. Os outros resultados negativos foram: Rio Doce (-3,66%), Sul (-1,86%), Triângulo (-1,18%) e Zona da Mata (-0,96%).


“O resultado regional é de acordo com a economia de cada lugar. Onde a indústria siderúrgica é mais importante, por exemplo, os supermercados devem vender menos. Onde chegou uma nova indústria, com investimento alto, isso aquece as vendas por um tempo”, observou Rodrigues.


Mesmo com o resultado negativo em maio, os supermercadistas não temem por desaceleração nas vendas nos próximos meses. “Eles apostam na apuração de resultados melhores em junho e julho por acreditarem num clima mais positivo na economia do país”, diz o “Termômetro de Vendas”, divulgado pela Amis nesta terça-feira.


Brasil


A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou na última segunda-feira (29) os dados do segmento em todo o país. No ano, o setor acumula crescimento de 0,59%. Na comparação de maio com o mesmo mês de 2014, a variação foi positiva em 0,34%. Já sobre abril, o resultado foi de 2,53% negativo. Os números da Abras também são deflacionados pelo IPCA/IBGE.


A previsão oficial de desempenho dos supermercados do país realizada pela Abras é de crescimento de 2% em 2015 sobre o ano passado. No entanto, na divulgação dos dados de maio a entidade reconheceu que não deverá atingir esse percentual e que fará revisão do indicador no próximo mês.


300 milhões de reais serão investidos pelo setor supermercadista mineiro em 2015
70 novos serão abertos em Minas Gerais este ano, além de 75 ampliações em lojas já existentes
8 mil empregos serão gerados este ano pelo setor em todo o estado

 

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