Em Minas, três prefeitos estão em busca da reeleição

Filipe Motta
fmotta@hojeemdia.com.br
28/10/2016 às 20:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:26

Além de Belo Horizonte, mais três municípios mineiros com mais de 200 mil eleitores decidem, hoje, as eleições em segundo turno. E nos três municípios, Contagem, Montes Claros e Juiz de Fora, prefeitos eleitos em 2012 buscam se reeleger.

Em Contagem, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 456,9 mil eleitores, as pesquisas apontam para uma mudança de quadro. O atual prefeito, Carlin Moura (PCdoB) enfrenta taxas elevadas de rejeição e deve perder o posto de comandante da cidade para Alex de Freitas (PSDB).

Pesquisa do Instituto Quaest encomendada pelo jornal Hoje em Dia e divulgada na última quinta-feira, dia 27, apontava o tucano com 55% das intenções de voto, ante 21% do atual prefeito. Alex é empresário e foi secretário-adjunto de governo na gestão da ex-prefeita Marília Campos (PT). Ele também comandou a pasta de Desenvolvimento Econômico no primeiro ano de mandato do seu atual adversário, mas saiu por divergências na gestão. O perfil de gestor com conhecimento da máquina administrativa vinha sendo explorado pelo tucano nas campanha.

O atual prefeito, Carlin Moura, por sua vez, criou um grande leque de alianças reunindo os principais caciques políticos de Contagem, alguns deles inimigos históricos, como os ex-prefeitos Marília Campos, hoje deputada estadual; Ademir Lucas (PR), terceira colocado no primeiro turno; Newton Cardoso (PMBD) e filho dele, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (PMDB).
No primeiro turno, Carlin teve 27,87% dos votos válidos (79,4 mil) e Alex 24,68% (70,3 mil), pouco mais que os 22,34% conquistados por Ademir Lucas, que inicialmente era tido como o provável adversário do atual prefeito no segundo turno.

Juiz de Fora

A situação é diferente em Juiz de Fora. Na maior cidade da Zona da Mata, com 395,4 mil eleitores, o atual prefeito caminha para a reeleição. Bruno Siqueira (PMDB), que governa Juiz de Fora desde 2013, aproveita a rejeição ao partido da sua adversária, a deputada federal e ex-reitora da UFJF Margarida Salomão (PT), para manter-se à frente nas pesquisas.

Na pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira, Siqueira aparece com 49% das intenções de voto contra 33% de Margarida. Brancos e nulos somavam 14%, e não sabem/ não responderam, 4%.

Na campanha, o atual prefeito fez inúmeras críticas ao modelo de gestão do PT, enquanto Margarida contra-atacava apontando que várias obras feitas em Juiz de Fora, nos últimos anos, foram realizadas com recursos repassados pelos governos Lula e Dilma. A retomada do protagonismo industrial da cidade também pontuou o debate local.
No primeiro turno, Siqueira teve 39,07% dos votos válidos (103,8 mil) contra 22,38% de Margarida (59,6 mil).

Ruy Muniz e Humberto Souto concorrem em Montes Claros

No Norte de Minas, os 262,4 mil eleitores de Montes Claros escolhem entre o empresário e prefeito eleito nas eleições de 2012, Ruy Muniz (PSB), e o ex-deputado federal e ex-deputado estadual Humberto Souto (PPS).
No primeiro turno, Muniz conquistou 25,93% dos votos. Já Humberto Souto teve 40,6% dos votos válidos. Inicialmente, os votos de Ruy Muniz não haviam sido validados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido à renúncia do vice da chapa, Danilo Narciso.
No entanto, como o caso está sub judice e o candidato recorreu à Justiça Eleitoral para validar a chapa, no dia 5 de outubro o TRE-MG incluiu Montes Claros entre as cidades mineiras que terão segundo turno.
A coligação de Ruy Muniz aguarda o resultado do recurso apresentado ao TSE sobre a renúncia do vice. Caso Humberto Souto vença as eleições, o resultado da apreciação do recurso no TSE não interfere no resultado final.

Demais municípios

As eleições já foram definidas no dia 2 de outubro nos demais municípios do Estado com mais de 200 mil eleitores, que são locais onde também seria possível a realização de segundo turno.

No Triângulo Mineiro, em Uberlândia, o deputado federal Odelmo Leão (PP) venceu com 72% dos votos, superando Alexandre Andrade (PSB) e o prefeito Gilmar Machado(PT). Na vizinha Uberaba, o atual prefeito Paulo Piau (PMDB) reelegeu-se com 55% dos votos.

Na região metropolitana, Vitório Medioli (PHS) teve 61,6% em Betim e, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, André Merlo (PSDB) venceu com 81% dos votos.N/A / N/A

Digite aqui a legenda

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por