Empresas emergentes dão gás à economia

Lucas Borges
lborges@hojeemdia.com.br
23/11/2017 às 22:34.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:51
 (Ana Clara Gomes/DIVULGACAO)

(Ana Clara Gomes/DIVULGACAO)

Em meio ao cenário econômico conturbado pelo qual o Brasil atravessa nos últimos anos, um programa de apoio a empresas emergentes vem trazendo números expressivos para a economia do país.

O Scale-Up, da Endeavor, cuja edição 2017 terminou ontem, em Belo Horizonte, tem contribuído para fomentar as empresas que possuem grande potencial de crescimento.

Neste ano, a iniciativa ofereceu apoio a 20 empreendimentos selecionados, por meio de troca de experiências com mentorias individuais e coletivas, com referências do empreendedorismo no país.

Segundo a Endeavor, as chamadas Scale-Up, representam 0,6% do crescimento do PIB brasileiro. Essas empresas são responsáveis por 70% dos novos empregos no Brasil, aponta levantamento do IBGE.

Entre 2016 e 2017, as empresas que participaram do programa apresentaram, juntas, um crescimento de 60% em vendas.

Um dos principais mentores e apoiadores do programa, o empresário Salim Mattar, destaca a importância do projeto, tendo em vista os benefícios trazidos pela expansão dos empreendimentos.

“A Endeavor é uma instituição fantástica, que alimenta o capitalismo brasileiro, proporcionando a jovens empreendedores a experiência para que eles possam vencer e ter sucesso. Com isso, estamos fortalecendo a iniciativa privada no Brasil. Assim, geramos mais riquezas e empregos”.

Para Samuel Ma, diretor executivo da NHD Foods, empresa do ramo de alimentos saudáveis, a presença de um mentor foi fundamental para a consolidação da empresa no mercado, que apresentou crescimento de 100% nos últimos três anos.

“A principal contribuição é a ampliação da visão. No dia a dia, é muito fácil se perder na rotina, nos problemas. Quando vem uma pessoa de fora, e, só de trocar uma experiência, é quando as ideias se conectam. Muitas vezes, temos um quebra-cabeça que está faltando uma peça, e essa peça está justamente na cabeça de quem está de fora”.

Planejamento
A Faleiro, empresa do ramo de alimentos congelados, é outro empreendimento que teve números expressivos nos últimos anos. Segundo o proprietário Antônio Neto, desde 2011 a empresa apresentou um crescimento de 600%.

O empresário revela a principal estratégia para que a empresa se mantenha competitiva no mercado. “O que a gente passou a fazer é o planejamento tributário. A cada ano, decidimos qual modelo é o ideal para o nosso regime de operação e de acordo com o que a gente quer crescer”, conta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por