O queijo canastra, a goiabada cascão, a cachaça, a cerveja artesanal, os conhecimentos na área da ciência e tecnologia e a moda mineira são as meninas dos olhos do governo do Estado em destaque no IV Encontro Ourém-Minas Gerais, que se estende até sábado (25), em Ourém, Portugal.

A missão do Executivo estadual na cidade lusitana é fortalecer a amizade entre as regiões e criar laços econômicos, em uma ação internacional que estabelece um diálogo com representantes de entidades e instituições pelo mundo para “internacionalização de Minas Gerais”, destaca a secretária-adjunta da Casa Civil e chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Mariah Brochado. 

“O encontro em Portugal promove e divulga características e empreendimentos do Estado reconhecidos na América Latina e possibilita o contato com fóruns regionais e do mundo. Essa relação é de extrema importância para a troca de conhecimento e tem como pano de fundo o contexto histórico que abrange a gastronomia, moda, ciência, tecnologia e inovação”, aponta.

Cooperação
Em Ourém, durante o IV Encontro, realizado na Praça da Câmara Municipal, o estande da Cemig tem equipe especializada para realizar as ações de diálogo e aproximação com as empresas portuguesas.

Dentre as possibilidades de cooperação, na área da gastronomia, um dos destaques é a participação do Mercado Central de Belo Horizonte, expondo produtos como a cachaça mineira, queijos e outros que são encontrados no mercado regional.

Um dos objetivos é trabalhar para viabilizar o selo de certificação para produtos brasileiros entrarem e circularem na Europa. O sistema de certificação é complexo e a viabilização dela poderá trazer benefícios econômicos ao comércio internacional.

A Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria, no bairro Santo Agostinho, em BH, local destinado à promoção do setor gastronômico do Estado, segmento estratégico para o desenvolvimento econômico, também é apresentada ao público e parceiros portugueses, com projeções dos vídeos institucionais da casa gastronômica.

Outras áreas
A moda mineira estará representada pelas empresas Misfit, Brenda Vaz e Fitt Form, apresentando as inovações criativas e inovadoras para o setor, buscando estabelecer intercâmbio nos empreendimentos mineiros e portugueses na moda.

Na área da ciência e tecnologia, a missão vai buscar estabelecer diálogo com as empresas do ramo tecnológico na área de inteligência artificial, com uma visita da secretária Mariah Brochado ao Centro Interdisciplinar de Direitos Humanos, da Faculdade de Direito, da Universidade do Minho.

Na ocasião, será apresentado o Projeto Núcleo Multifacetado do Estado de Minas (Numem), um protocolo de intenções assinado pelo governador Fernando Pimentel, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Casa Civil.