Enoteca Decanter aposta em vinhos bons e baratos para espantar a crise

Janaína Oliveira
joliveira@hojeemdia.com.br
19/12/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:07

Com o vinho como carro-chefe, a Enoteca Decanter chega aos 11 anos com lançamentos para brindar a nova idade. Segundo o sócio-diretor Flávio Morais, a ideia é deixar o gosto amargo de 2015 para trás, quando a crise, a escalada do dólar e a elevação da carga tributária impactaram o negócio, para comemorar o crescimento das vendas em número de garrafas neste ano.

“Tivemos que nos adaptar à realidade econômica e ao novo perfil de consumo. O cardápio foi repaginado, com grandes mudanças o quê, desde a abertura da casa, nunca tinha acontecido. Lançamos também um novo drink, o Bellini, e temos conseguido o resultado esperado junto ao público”, afirma Morais. 

Conforme o empresário, a produção foi iniciada com apenas 12 mil garrafas, mas devido à velocidade de vendas, já foi aumentada para 20 mil.

O empresário diz que o lançamento do Bellini, descrito por ele como um coquetel com suco de pêssego que só tem na Itália, visa aproveitar o excelente momento desse novo estilo de bebida no mercado brasileiro. O novo rótulo é vendido aos consumidores finais por menos de R$ 50. 

As prateleiras abrigam, ainda, novas garrafas da linha Bossa, comercializada pela Enoteca e que já inclui espumante Brut, Demi-Sec, Rosé, Prosecco e Moscatel. 

Gastronomia

Na cozinha, a estrela é a porção de ostras frescas, servida todas as quintas-feiras, ao preço de R$ 39. “Resgatamos esse projeto, que estava parado por uma questão logística. Agora, as ostras são colhidas em Santa Catarina durante a madrugada, transportadas de avião até Confins, e recebidas ao meio-dia. É um jeito de divertir o cliente, fazer ele sentir o gostinho do mar em Minas”, diz. 

A iguaria é servida com vinhos selecionados para alcançar a perfeita harmonização. Outras opções são bolinho de bacalhau, bacalhau assado e hambúrguer gourmet com carnes nobres e cogumelos. “Elogios não faltam”, conta o sócio-diretor Flávio Morais.

Para adequar os produtos ao bolso do consumidor, que anda menos cheio, a Enoteca Decanter buscou recentemente 20 novos vinhos de oito produtores do Chile, Argentina, Espanha e Itália, todos com preços até R$ 40. “Um deles é o Mucho Más, muito consumido na Inglaterra, que sai a R$ 36”, diz. 

Ao todo, a casa tem 1.676 rótulos no portfólio. Atualmente, de olho na clientela que elege o vinho como presente de Natal, 180 vinhos estão em promoção. 

A estratégia tem dado certo. De acordo com o diretor, do início deste ano até setembro, houve um aumento de 22% nas vendas de garrafas ante igual período de 2015. 

Em termos de faturamento, a estimativa é fechar 2016 com crescimento entre 5% e 6%. “É um número bom, ainda mais levando-se em conta que no ano passado fechamos com queda de 16%”, comenta. 

A Enoteca Decanter ainda oferece programação com cursos de vinhos ministrados por renomados sommelier s. “É importante estar atento às novidades do mercado e ficar sempre a frente do esperado, inovando na gama de serviços e produtos sem perder a credibilidade e a essência do negócio”, diz Morais. 

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