Estado autoriza doação de terreno para Conselheiro Lafaiete expandir distrito industrial

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
07/12/2017 às 20:59.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:07
 (Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)

(Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)

Ampliar o distrito industrial e atrair novas empresas. Para dinamizar a economia local, a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG) irá ceder um terreno de 607 mil metros quadrados para Conselheiro Lafaiete, na região Central. A autorização da doação foi assinada ontem pelo governador Fernando Pimentel, em solenidade no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

“Será uma área para desenvolvimento, levando empresas de logística e de prestação de serviços. A localização geográfica de Lafaiete, do ponto de vista do desenvolvimento, beneficia toda a região dos Vertentes e transborda até a área metropolitana de Belo Horizonte”, destacou o chefe do Executivo mineiro. 

De acordo com o prefeito de Lafaiete, Mario Marcus, na área será possível reunir empresas cadastradas e instalar empreendimentos como indústrias e comércios; as medidas irão permitir realocar pessoas no mercado de trabalho, uma vez que a cidade também enfrenta o problema do desemprego

Disputa

No passado, o terreno foi alvo de uma disputa judicial entre o Estado e a prefeitura da cidade. Porém, Pimentel afirmou que a atual gestão se empenhou em regularizar a situação. Mesmo sendo o lote valioso, a área não teria entrado no fundo imobiliário constituído pelo governo, que engloba todos os terrenos disponíveis no território mineiro, e que começará a produzir resultados no ano que vem. 

“Houve quem dissesse que deveríamos ficar com ele (o de Lafaiete), mas seria um erro. Não é assim que a gente vai fazer o ajuste fiscal e o equilíbrio das contas do governo. Não vai ser prejudicando as contas dos municípios, a prestação de serviços públicos ou tirando o direito do servidor. Isso nós não fazemos. Essa é a receita lá de Brasília, não é a nossa aqui. Por isso nós não aderimos ao pacote chamado de recuperação fiscal do governo federal”, comentou Pimentel.

Presidente da Cohab, Alessandro Marques, relembrou a doação do mesmo terreno ao município em 2011. “Quando entramos, verificamos que de forma inadvertida a Companhia de Habitação, no final do governo passado, entrou com um processo para cancelar o ato. Fomos ao Judiciário e trabalhamos um acordo com o prefeito. Hoje, ele pode trabalhar ali em todas as áreas de desenvolvimento”, afirmou.

Estímulo

Com a regularização da situação, o chefe do Executivo de Conselheiro Lafaiete, Mario Marcus, acredita que a economia local será aquecida. Ele frisou que a cidade enfrenta o problema do desemprego, mas com a área será possível reunir as empresas cadastradas e, no espaço cedido, instalar indústrias e comércio para realocar pessoas no mercado de trabalho.

A cerimônia também foi acompanhada pelos secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, e o deputado estadual Glaycon Franco, entre outras autoridades.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por