EUA confiscam US$ 150 mi relacionados com o Hezbollah

AFP
20/08/2012 às 19:04.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:36

NOVA YORK - Autoridades dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (20) que haviam confiscado 150 milhões de dólares, que alegam estar relacionados com um plano do grupo islamita libanês Hezbollah para lavar fundos procedentes do tráfico de drogas e outros crimes.

O dinheiro provém de uma conta bancária nos Estados Unidos empregada pelo Lebanese Canadian Bank (LCB) com sede em Beirute, para realizar operações em moeda americana, disse Michele Leonhart, chefe da DEA, força antidrogas americanas.

Washington considera este grupo xiita uma organização terrorista. "Como alegamos no ano passado, o Lebanese Canadian Bank (LCB) teve um papel chave para facilitar a lavagem do dinheiro para organizações controladas por Hezbollah em todo o globo", disse Leonhart em comunicado.

Em dezembro de 2011, um processo por lavagem de dinheiro no tribunal federal de Nova York apontou supostos vínculos entre o LCB e outras duas instituições financeiras libanesas com o Hezbollah.

Os promotores americanos alegaram então que o LCB, a Hassan Ayash Exchange Company e a Ellissa Holding transferiram fundos do Líbano para os Estados Unidos para a compra de automóveis usados, que logo eram enviados a países da África Ocidental.

"O dinheiro da venda de automóveis e do tráfico de drogas era depois enviado para o Líbano por meio de canais de lavagem controlados por Hezbollah", acrescentou em um comunicado a oficina do fiscal federal dos Estados Unidos, Preet Bharara.

O Hezbollah negou as acusações considerando que são "outra tentativa de manchar a imagem da resistência no Líbano".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por