Fiat Toro recebe nota 4 no teste de colisão

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
23/03/2018 às 13:26.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:00
 (Reprodução/Latin NCAP)

(Reprodução/Latin NCAP)

A picape Toro da Fiat acaba de ser avaliada pelo instituto Latin NCAP e ganhou quatro estrelas tanto para adultos quanto para crianças. Os testes foram aferidos no laboratório do instituto, com sede no Uruguai, e avaliou impactos frontais e laterais em unidades equipadas com bolsas laterais e cortinas e opções apenas com airbags frontais.

No geral, o instituto avaliou positivamente a picape, que mesmo nos choques laterais frontais manteve a integridade da cabine, sem deformações ou abertura de portas.

No choque frontal, contra obstáculo imóvel, a Toro foi capaz de proteger, de maneira satisfatória, motorista e carona. Segundo o instituto: “A proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do acompanhante foi boa. O peito do motorista, bem como o do acompanhante, recebeu uma proteção adequada por parte dos sistemas de retenção”.

Já nos testes laterais, no carro sem bolsas e cortinas, revelou proteção marginal para o tórax. Por outro lado não foi realizado impacto de poste, que tem sido implacável na avaliação de diversos modelos aferidos nos últimos meses.

Infantil
No teste para crianças, o Latin NCAP avaliou positivamente a proteção tanto para cadeirinhas quanto para os modelos tipo “bebê conforto”, dotados de ponto de fixação do tipo Isofix. Mas chamou atenção a falta de clareza a instrução de ancoragem dos assentos.

Estepe voador
Uma curiosidade durante os testes é que no momento do impacto frontal o eixo traseiro sai do chão (devido a força da colisão) e neste momento o estepe se desprende. O instituto não deu relevância a o fato, uma vez que o objetivo dos ensaios era avaliar o nível de segurança para os ocupantes do veículo. 

Perguntamos à Fiat o que poderia ter causado a soltura do pneu sobressalente. Resposta: “Também nos chamou a atenção o desprendimento do estepe. Em nossos testes de colisão isso nunca aconteceu. Não temos como dizer o que pode ter motivado uma vez que o Latin NCAP adquire seus carros de forma independente, diretamente do mercado”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por