Filas quilométricas no TRE: eleitores de quatro cidades podem ter título cancelado em Minas

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
09/05/2018 às 12:47.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:44
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Os postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão lotados nesta quarta-feira (9), prazo final para regularização ou transferência do título de eleitor, além do recadastramento biométrico. Em alguns lugares, como o posto provisório do Fórum Lafayette, senhas foram distribuídas e estão esgotadas.

Os postos oficiais fecham às 17h, enquanto os localizados em shoppings funcionam até as 18h. Senhas serão distribuídas para as pessoas que estiverem nas filas, mas elas estão condicionadas à capacidade de atendimento em cada local. Importante lembrar: em Belo Horizonte, o eleitor não é obrigado ainda a ter a biometria cadastrada para poder votar.

Nas cidades de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia a situação é mais complicada. Nelas, o recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores e quem não tiver comparecido ao TRE até esta quarta-feira (9) terá o título cancelado. Sem esse documento, o cidadão sofre várias sanções, como não poder fazer passaporte, não poder se matricular em instituição de ensino pública e não poder tomar posse em cargo público.

Para quem perdeu o prazo, a regularização só poderá ser feita a partir de novembro, quando o TRE volta a trabalhar a regularização dos documentos. Quem tiver urgência na regularização (precisa tirar passaporte para uma viagem de trabalho, por exemplo) poderá solicitar um documento chamado Certidão Circunstanciada.

Onde regularizar o título

Em Belo Horizonte, postos provisórios do TRE foram montados na Câmara Municipal, Minas Shopping, Viashopping e Estação BH. Em Contagem, os postos estão nos três shoppings: Itaú Power, Contagem e Big Shopping. Em Betim, os postos estão no Montecarlo, na Prefeitura e na Câmara.

Última hora

Muitos eleitores das cidades onde o recadastramento biométrico é obrigatório deixaram a visita ao TRE para a última hora. Até sábado (5), 20% dos eleitores de Contagem ainda eram esperados para o recadastramento, enquanto 16% dos eleitores de Betim também não haviam feito a regularização. Nas duas principais cidades do Triângulo Mineiro, Uberaba e Uberlândia, a taxa era de 12% no sábado.

Confira quem deve procurar o TRE até quarta (9):

- quem precisa transferir o título para um novo município ou endereço;

- quem já completou 18 anos e tem que fazer o alistamento;

- quem teve o título cancelado por ter deixado de votar e justificar em três turnos consecutivos;

- quem teve o título cancelado por não comparecer à revisão do eleitorado no município onde está cadastrado como eleitor (caso de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia);

- quem teve o título cancelado ou suspenso por outros motivos e precisa regularizar a situação;

- eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que quiserem fazer a transferência para votar em uma seção de fácil acesso;

- quem quiser solicitar a inclusão de seu nome social no título e atualizar a sua identidade de gênero no Cadastro Eleitoral.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por