Golpe da passagem aérea gratuita pode ter sido compartilhado 31 mil vezes via WhatsApp

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
10/07/2018 às 18:37.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:19

Uma empresa especializada em cibersegurança identificou um novo golpe, que está circulando no WhatsApp, nesta terça-feira (10). Dessa vez, os fraudadores estão utilizando o nome da empresa aérea Gol para oferecer duas passagens aéreas de graça. Até agora mais de 31 mil ciberataques foram identificados, segundo informações PSafe, que trabalha com  o desenvolvimento de aplicativos de segurança para celulares e atua em vários países.

O golpe funciona da seguinte forma: ao clicar no link da mensagem, o usuário é direcionado para um questionário, que precisa ser respondido antes do acesso à falsa promoção. São quatro perguntas: “Você já viajou esse ano?”; “Você está satisfeito com os serviços da Gol?”; “Você prefere a Gol por causa?”; “Você pretende viajar com amigos/família?” Ao longo do processo, a pessoa vê também um contador que informa o número de passagens que ainda estão disponíveis e que vai decrescendo com o tempo para gerar uma sensação de urgência do preenchimento.

De acordo com a PSafe, independentemente das respostas, o usuário é direcionado para outra página e é incentivado a compartilhar a mensagem com 30 amigos ou grupos do WhatsApp. Depois disso, o usuário poderia então resgatar as passagens, enviadas por e-mail em até dois dias. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacar o benefício.

Por meio de nota, a Gol informou que orienta os clientes a não clicar em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais.

A companhia reitera que a fonte confiável é o site da Gol. 

Dicas para não cair em golpes

Para não cair em ameaças como essa, a dica é usar o bom senso e desconfiar sempre de mensagens com promoções, prêmios ou presentes, principalmente quando pedem compartilhamento com amigos. Segundo especialistas, na maioria das vezes, os fraudadores querem roubar dados das vítimas.

“Estamos em época de férias escolares e por isso muitas pessoas planejam viajar com a família, o que torna o momento propício para um golpe como esse. Os cibercriminosos estão sempre atentos a essas oportunidades para passar a ideia de que pode ser algo verdadeiro. Além disso, a estratégia de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que o golpe se espalhe rapidamente e leve com ele a confiança e credibilidade do amigo ou familiar que o enviou”, comenta Emilio Simoni, diretor do laboratório da PSafe.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por