Já está disponível no Brasil - basta baixar na Play Store - o novo aplicativo do Google, que permite aos pais controlarem o que os filhos podem ou não ver no celular. É o Family Link, desenvolvido nos escritórios de Belo Horizonte e de Mountain View, nos Estados Unidos. Além do Brasil, o app também está disponível na Argentina, Chile e México,

Na prática, ele funciona da seguinte forma: primeiro, a criança precisa de um aparelho Android compatível (veja aqui quais dispositivos funcionam com o Family Link). Depois é necessário criar uma conta no Google no aparelho de seu filho e inserir as informações dele. Você ligará a nova conta da criança com a sua e escolherá os aplicativos e configurações que quiser liberar para seu filho. Também é possível monitorar o uso do aparelho e definir os horários de utilização.

O Google esclarece que o novo aplicativo é uma ferramenta que ajuda a definir algumas regras básicas sobre como a criança pode usar o celular ou o tablet, mas o app não torna os aplicativos ou serviços que foram projetados para adultos seguros para crianças. Por isso cabe aos pais escolherem o que é certo ou errado para os filhos. 

Confira alguns serviços do aplicativo:

1. Aprove ou bloqueie os aplicativos que a criança quer baixar no Google Play Store.

App Google

2. Veja quanto tempo seu filho gasta em seus aplicativos favoritos com relatórios de atividades e configure um limite diário de tempo para os dispositivos deles.

App Google

3. Remotamente, bloqueie o dispositivo da criança quando for hora de brincar, estudar ou dormir.

App Google

* Fonte: Google

Leia mais:
YouTube acata Justiça e retira vídeos com ofensas a Marielle
Google lança projeto voltado para mídia
Google lança plataforma com obras de instituições e museus de vários países